quarta-feira, 6 de abril de 2011

19 de A bril dia de todos os indio do Brasil

tamanho do texto



19 de Abril: aldeias Terena preparam festividades
05/04/2011 - 14:11 h

Comemorado com diversas festividades socioculturais em todas as aldeias da etnia Terena de Aquidauana, o Dia do Índio está sendo preparado pelas comunidades indígenas da região de Taunay e Limão Verde.

Em algumas dessas comunidades a programação é bem extensa, como é o caso da aldeia Lagoinha. Ali, as festividades começam dia 11 e se estendem até o dia 19, durante toda a semana.

No dia 11 está prevista a abertura da Semana do Índio na EMI Marcolino Lili a partir das 09 horas, com mostra de trabalhos típicos dos alunos, hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, palestra dos diretores da escola e o pronunciamento do cacique Alcery Marques, que falará para sua comunidade.

Na terça-feira, dia 12, às 09:30 horas, palestra sobre Icnografia Terena, com o professor Délio Delfino; às 10:00h oficina de pintura corporal típica Terena e pintura corporal indígena livre; às 11:00h dança “A beleza da mulher indígena Terena.

Já na quarta-feira, dia 13, as festividades começam pela manhã atividades desportivas, como corrida livre 100m livre, 200m livre, revesamento 4/100 e prova de corrida de tora, cabo de guerra, arco e flecha, salto a distancia.

No dia 14, quinta-feira, às 09:00h palestra “Preservação da Cultura Terena”, com o professor Dr. Vanderley. Às 10:30h dança Hiy’okexoti Kipaé (dança da ema) e Cipúterena (das mulheres)

Apresentação de comidas típicas pela professora Maria do Carmo, Tornei da Paz (comunidade escolar X comunidade da Aldeia Lagoinha) são as atividades previstas para o dia 15, sexta-feira.

No sábado, confraternização dos professores e funcionários da EMI Marcolino Lili a partir das 07:00 horas. Às 08:30h, discussão e elaboração do Projeto Político Pedagógico e às 11:00h encerramento do dia.

No dia 18, segund-feira, haverá concurso de Miss e Mister Indígena Estudantil Terena Infantil a partir das 09:00 horas.

Na terça-feira, dia 19, as comemorações começam às 09:00h com hasteamento das bandeiras, fala das autoridades, dança Cipúterena e
e Hiy’okexoti Kipaé. Às 12 horas o tradicional almoço de confraternização seguido das competições esportivas, com ênfase para a partida de futebol de campo entre o DEC Veterano X Lagoinha e o momento mais esperado do dia, a partida entre o Comercial FC e o selecionado da Lagoinha.

O cacique Alcery Gabriel e sua comunidade, assim como todas as aldeias de Aquidauana, contam com o forte apoio da administração do prefeito Fauzi Suleiman, que se reuniu com mais de 40 lideranças indígenas Terena na última semana para receber em mãos toda a programação das aldeias e as solicitações de apoio para as festividades.

“Em nome de todos os nossos patrícios Terena, quero agradecer o prefeito Fauzi pela grande atenção que ele dado às comunidades de Aquidauana. Nunca o prefeito deixou de nos atender desde que ele entrou na prefeitura e isso nos deixa muito satisfeitos”, afirmou o cacique da Lagoinha.

Nenhum comentário: