terça-feira, 17 de outubro de 2006

A Tecnologia e a Comunicação nas Comunidades Indígenas



Recentemente li uma notícia sobre a tecnologia e o índio. Uma coisa muito próxima de nós jovens indígenas Guarani, Kaiowá e Terena de Dourados.
Os índios Pataxó juntamente com a ONG Thydewas, criaram há mais de dois anos o portal “índios online”(www.indiosonline.org.br). O site contém informações de 4 nações indígenas da Bahia, 2 de Alagoas e 1 de Pernambuco. Assim os próprios índios se tornaram antropólogos, historiadores e jornalistas sobre si e então provocaram um intercâmbio entre eles e “especialistas'.
Esse portal foi criado para fortalecer a cultura dos povos dessa região, também é possível encontrar reportagem sobre o dia-a-dia da comunidade e a luta por seus direitos.
Nós jovens indígenas de Dourados também estamos criando um Centro de Documentação Indígena-CDI, onde são usados imagens(vídeo e fotos) e textos (Jornal, Blog www.ajindo.blogspot.com e email ajidourados@yahoo.com.br ) para facilitar a nossa comunicação com a sociedade.
Juntos conseguimos montar três vídeo denunciando a desnutrição e a falta de terra, e um vídeo denúncia sobre os casos dos policiais que invadiram as terras indígenas de Passo Pirajú sem autorização e à paisana, onde dois policiais foram mortos e um saiu ferido. Esse caso repercutiu de uma maneira em que a mídia Douradense e Sulmatogrossense desenharam a imagem de nós índios como selvagens e truculentos, mas apesar de tudo isso nós jovens conseguimos mostrar o outro lado da história.
A importância da comunicação para os povos indígenas, é se fazer ouvir, buscar soluções para os problemas, conhecer caminhos para as reivindicações e lutas, e assim fortalecer a comunidade e nos preparar para combater juntos, independente de etnia, pelos nossos ideais.
O que nós queremos é usar a tecnologia como uma ajuda para o nosso povo, sem deixar de lado
nossa cultura.
Micheli Alves Machado-kaiowá

Nenhum comentário: