quarta-feira, 18 de outubro de 2006

A moça e a onça

Era uma vez uma menina chamada Kazé. Ela estava brincando, aí ela viu uma coisa que saiu dela. Ela estava muito assustada.

Ela foi falar para a mãe que ela viu uma coisa que saiu dela. Aí, a mãe dela sabia mesmo. Mas, Kazé não escuta o que a mãe diz. Ela foi e ela não se cuidou.

Então, ela quer namorar com Jaguaité. Ela gosta muito daquele homem.

Ela queria ir na floresta caçar passarinho. Ela é mulher, mas caça passarinho. Aí, ela viu um homem que ela ama, mas foi engano que não era o namorado dela. Ela pensou que era ele. Aí, ela ficou junto com ele na floresta.

Quando ela ficou na floresta, ela estava junto com ele. Aí, o pai viu ela. Mas, aquele Jaguaité não era o namorado dela. Aquele Jaguaité era onça!

O pai ficou bravo com ela e falou que não era o homem que ela ama. Quando ele viu, era onça bem grandona! Aí, aquela onça estava levantando nela.

O pai falou pra ela: “Sai daí! Porque tem uma grande onça em cima de você!”

Mas a menina falou que não era onça, era o namorado dela.

A mãe dela falou pra ela: “Eu já falei pra você se cuidar mas você não se cuidou porque você estava moça. Então, você não sabia que estava moça.”

A filha falou para a mãe: “Porque você não contou para mim? Só quis me enganar.” Ela falou que não ia mais se cuidar porque ela ama aquele Jaguaité, o próprio namorado dela chamado Duda.

Então, ela estava enganada pela onça. Ela estava grávida de onça! Aí, ela tem um filho da onça. Mas, pra ela não era uma onçinha que ela tinha.

O namorado dela viu que ela estava com o bebê da onça no colo. Aí, o namorado dela cai fora e ninguém mais quer ela.

A Kazé morreu porque ela estava muito assustada porque ela tinha um filho da onça. Ela se enforcou. Mas, ela era uma mocinha bonita. Aí, ela morreu e o filho ficou com o pai.



História contada por Katia Mara Ráulio Gonçalves, 13 anos, guarani, que a ouviu de sua avó Leoni.

Nenhum comentário: