quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Saci-pererê

Ele era um menininho muito bonito, olhos azuis e cabelos loiros e tinha um cavalo muito pequeno com que ele andava só na floresta.
Ele gosta de andar à cavalo na floresta e indo até chegar aonde estão as pessoas bêbadas que gostam de roubar pinga, cigarro e ovos.
O Saci foi acostumado a roubar as coisas dos bêbados e de manhã ele deixa o dinheiro no lugar dos cigarros e ovos e pinga.
O Saci ficou bêbado e deitou e esqueceu de seu galho. É muito pequeno o menino Saci-pererê.
Ele ficou lá e esqueceu o galho. Uma mulher pegou o galho do Saci e o Saci agora ficava visível. Aquele galhinho foi colocado no vidro e virava tudo os animaizinhos dentro da garrafa.
O Saci pediu para a mulher o seu galho de volta e a mulher respondeu:
- "Se você me der dinheiro eu te entrego o galho."
E assim foi a mulher entregou o galho para o Saci e de manhãzinha o Saci trouxe dinheiro e deixou na porta da mulher, e assim foi, deixando dinheiro para a mulher todo dia.
O Saci se acostumava naquela mulher, só ela tinha segredo com o Saci e a mulher nunca ficava sem dinheiro. E assim foi, o Saci amigo da mulher, que chamava Cheila, foi embora para a floresta para sempre. Ele deixou com ela um galhinho igual o do Saci para não faltar dinheiro para Cheila.
Nunca mais o Saci voltou na casa de Cheila, ele foi embora com o cavalo que era muito pequeno.

História contada por Rosivânia Espíndola, 14 anos, guarani, que ouviu esta história de sua avó Dona Teresa.

Um comentário:

christina disse...

Rosivânia, gostei muito da sua história do Saci, e achei interessante, porque para nós, brancos, contam que o Saci é negro, e na sua história, ele tem olhos azuis e é loiro. Bem diferente.