quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Kaja'a

A Kaja'a era uma menina muito bonita e loira, morava com Pakihi'i que era seu pai. Ela foi castigada por deus porque errou.
Ela se apaixonou por Pay Tambeju, que era muito feio, mas quando ela o via ele ficava bonito. Ela sempre xingava ele e um dia ele enganou Kaja'a.
Pakihi'i era Rei Jesus e tinha três filhas e um filho. Pay Tambeju se transformava em várias coisas: mulher, cavalo, vaca, aranha e outras coisas.
Quando o garimpeiro descobriu o lugar dos índios, Pay Tambeju falou para o rei:
- "Meu nome é Beatriz" e o rei acreditou.
Depois o rei falou para Pay Tambeju:
- "Vá dormir com as minhas três filhas". E ele foi.
À meia-noite a magia dele acabou e virou um homem novamente, fez até o rei como mulher e o rei saiu, correu atrás dele e as três filhas sairam e falaram para o pai: - "Pai, não bate na Beatriz".
- "Que Beatriz o que? Nandeu partiso a tu" (ele era homem e nos enganou).
Pay Tambeju saiu no dia seguinte, colocou as bagagens e disse que ia embora.
Kaja'a pulou na mão dele:
- "Não vai não Pay Tambeju!"
O rei falou:
- "Você está falando com esse porra cheio de "piki"? (bicho de pé).
Kaja'a falou:
- "Que porra cheio de "piki" pai? Eu não quero que ele vá embora porque ele é importante para mim."
Então o Rei olhou para a cara do Pay Tambeju e falou:
- "Puxa! Esse homem não era o cara que foi lá em casa, é um estranho. Com todo respeito eu quero que você vá embora, eu vou castigar a minha filha porque ela fez isso."
Colocou Kaja'a na água e a água era pequena.
Desesperado Pay Tambeju chorou e se jogou atrás de Kaja'a. A água não levou nem um minuto e cresceu.
Jesus falou:
- "Puxa, eu tenho que chamá-lo de mar."
Todos os pedaços de um galho caído viraram os bichos.
Os dois, Pay Tambeju e Kaja'a, foram felizes para sempre na água que se chama agora de mar.

História contada por Ernesto Ráulio Gonçalves, 16 anos, guarani, que a ouviu de seu tio Hilário.

Nenhum comentário: