quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Santiago Manuin será reconhecido com prêmio nacional de direitos humanos

 

Líder indígena Santiago Manuin Valera será reconhecido com o Prêmio Jurado 2014 Anjo Escobar por seu trabalho sobre a protecção dos direitos humanos do povo Awajun.

O prêmio será apresentado pela Coordenadora Nacional de Direitos Humanos (CNDDHH) em 10 de dezembro, quando é celebrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A notícia veio apenas alguns dias atrás, e este reconhecimento saudação mensagens de diferentes plataformas tornam-se mais freqüentes.

Santiago Manuin tem uma vasta experiência na defesa dos direitos dos povos indígenas da Amazônia. Sua liderança levou a estar na vanguarda das organizações indígenas na região de selva do norte.

Seu nome veio à mídia Lima após os trágicos acontecimentos de Bagua chamados em 2009. Manuin feridos gravemente, por algumas horas, ele foi até acreditava morto.

Após os acontecimentos lamentáveis que ocorreram durante o governo de Alan Garcia, foi aberto Manuin julgamento por supostamente planejar os eventos que tirou a vida de mais de 30 pessoas, incluindo policiais e moradores.

Então, hoje foi relatar Manuin acusação. Neste caso, há algumas semanas o líder participou de uma audiência perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Atualmente, Santiago Manuin enfrentar um julgamento, acusado de oito crimes, incluindo homicídio e contra a segurança pública, ao lado de mais de cinquenta pessoas, nativas e não-nativas.


VEJA O VÍDEO...


Fonte

Nenhum comentário: