segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Há 102 dias sem solução, produtores dizem ser “reféns da má vontade do governo”

O advogado e representante dos produtores rurais, Newley Amarilla, informou neste domingo que a classe planeja “descomemorar” a promessa do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, relacionada à proposta de indenização aos proprietários de áreas retomas por indígenas em Mato Grosso do Sul.

“Estamos há 102 dias reféns da má vontade do governo que prometeu algo que, até o momento, não conseguiu cumprir. Isso se chama irresponsabilidade”, disse Amarilla.

Desde junho deste ano, várias reuniões foram realizadas em Campo Grande e Brasília em busca de entendimento entre indígenas, proprietários rurais e o governo. O último seria o responsável por indenizar os fazendeiros com TDA (Título da Dívida Agrária), a serem convertidas em dinheiro pelo governo do Estado.

De acordo com Amarilla, a falta de definição causa insegurança para ambas as partes e gera prejuízos “moral e material”. Caso não haja um posicionamento, o advogado apontou que o último recurso a ser adotado pode ser o de “deixar de negociar e retomar as terras no judiciário”.

Uma coletiva marcada para amanhã (30), na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), deve tratar do tema às 15h.

Fonte

Nenhum comentário: