quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Detran faz trabalho de orientação no trânsito com índios na BR-364



A presença constante de índios na BR-364, rodovia que liga os municípios do interior com a capital do acreana, levou a 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul (AC) a realizar um trabalho de orientação no trânsito  com os indígenas para evitar acidentes.
A parceria entre a instituição e os índios da etnia Katukina, a 50 quilômetros de Cruzeiro do Sul, existe há cinco anos. Com ajuda de um tradutor, os servidores orientam os indígenas, por meio de palestras e vídeos.
Uma das preocupações das autoridades de trânsito, está relacionada com o uso de bebida alcoólica por parte de alguns indígenas dentro das aldeias. O gerente da 1ª Ciretran, Valdecir Dantas, explicou que alguns índios dirigiam veículos automotores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sob efeito de bebida alcoólica.
“Essa prática era muito comum entre os índios, hoje já melhorou muito, mas ainda é preciso reforçar essas informações por que para eles isso é normal. No entendimento deles podiam dirigir de qualquer jeito, sem noção de que estavam cometendo crimes de trânsito. Por isso, estamos reforçando esse trabalho para orientá-los sobre as regras e os perigos do trânsito”, explicou Dantas.
Durante as palestras são informados sobre os riscos e as penalidades que aplicadas pela lei, para quem dirige sob efeito de bebida alcoólica e sem carteira de habilitação.
Os educadores ensinaram também como os índios devem atravessar na faixa de pedestre, andar pelo acostamento e como identificar as cores do semáforo e as placas de sinalização na área urbana da cidade.
Fonte

Nenhum comentário: