sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Indígenas serão cadastrados em MS para facilitar adoção de crianças


Uma comissão coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE-MS) vai cadastrar indígenas das aldeias de Dourados, a 220 km de Campo Grande, para facilitar a adoção de crianças indígenas. O assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta sexta-feira (14). A preocupação da promotoria é com o elevado número de casos de crianças que são retiradas da guarda familiar, mas acabam não sendo adotadas.
Na vara da infância e juventude de Dourados, chegam em média 10 processos por mês. Na maioria dos casos, as crianças indígenas são retiradas das famílias por problemas de violência domestica. As crianças acolhidas são encaminhas a abrigos, onde permanecem até serem reinseridas na família ou encaminhadas à adoção. No caso dos indígenas, por causa dos costumes e da cultura próprias, a prioridade é encontrar um novo lar na própria reserva. Atualmente, 24 indígenas estão nos abrigos de Dourados.
Se não há indígenas interessados, segundo o MPE-MS, a criança é registrada no banco nacional de adoção. Só que conseguir uma família não-indígena pode ser ainda mais difícil. Em Dourados, foram registrados apenas dois casos desse tipo.

Fonte

Nenhum comentário: