segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pais e filhos adolescentes



FASES DA VIDA

O que se passa na cabeça de um jovem???
Se parar para pensar realmente nunca vai chegar a a uma definitiva conclusão, pois o jovem está mudando a cada momento,e a adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida, pois o adolescente é dos doze aos dezoito anos a adolescência ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que as alterações iniciam a maturação sexual até à idade em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida.

Muitas culturas reconhecem pessoas como “tornando-se adultas” em variadas idades. Na aldeia não existia adolescência era uma passagem de criança para adulto, e como isso existe hoje, não é quase aceito para os pais, ainda ontem conversando com uma mãe na aldeia ela me disse “eu não aguento mais os meus filhos, eles estão impossíveis e dar uma surra neles não vai adiantar nada…” ela tem dois filhos que estão começando a entrar na na adolescência e ela diz ainda “gosto dos meus filhos, amo eles mais que tudo, mas os dois não me ouvem há se eles souberem o quanto eu amo eles…eu já passei por essa fase por isso eu procuro entender mas fazer papel de mãe nestes momentos é muito complicado"declara.

A AJI (Ação dos jovens indígenas de Dourados) que atua com os jovens indígenas há dez anos, já ouve muitos casos onde realmente muitos jovens que andam na rua, fumam, são muitos rebeldes é por conta que tem uma estrutura familiar bem complicada.

Em muitos dos casos que já ouvi e acompanhei, é que a mãe não procura conversar com especialistas de como agir com seu filho, o que acontece é que as mães, quanto pais não são amigos dos filhos e sim procura corrigi-los todo tempo querendo que eles procurem andar conforme suas regras, todos os pais tem esse direito, mas o filho infelizmente não vai aceitar mesmo. Pois é nesta fase que o filho(a) começa a criar seu estilo, musicas, etc. Conversando com uma jovem, ela disse “Minha mãe trabalha e meu pai também, ficam fora o dia inteiro, e eu tenho que ir para a escola e de tarde tenho que limpar casa, lavar roupa, lavar louça, e mesmo assim minha mãe chega e briga por que esqueci de fazer algum serviço que ela mandou ou não saiu do jeito que ela quer, e ainda não gosta que faço maquiagem, e sim quer que me visto como ela quer”.

Ou seja essa mãe esqueceu de que a filha de 13 anos, tem seu trabalho escolar, tem seu cantinho ou quer assistir, ou ouvir musica, a adolescente ainda disse que fica revoltada pois ao mesmo tempo que tem que ficar em casa, a semana inteira nas tardes fazendo serviço ela tem o seu irmão que tem 15 ano e que anda as tardes inteiras na casa de colegas, e que o pai dela diz para ela não se comparar a ele pois é menina e ele guri.

Ou seja, o que quero dizer com isso é que os pais deixam de dialogar com seus filhos, e chegam em casa estressados do trabalho e restas para os filhos que ficam em casa, com isso a menina fica revoltada. Nesta parte meninas são bastante criticadas, é normal a filha ajudar nos deveres da casa, mas vale lembrar que os filhas não são empregadas.

Outro caso de outra adolescente que saiu de casa por agressões sofrida pelos pais.

A adolescente cursava o segundo bimestre do 9° ano do ensino fundamental e era muito criticada pelos seus pais que eram da igreja pentecostal, ela disse que nunca queria ser crente, e seus pais a criticava por usar shorts curtos, ouvir musicas diferentes dele e chamava ela de variados nomes de demônios das trevas. Ela disse que não se sentia bem, saiu de casa, foi morar com a amiga, e assim saia todos os finais de semana, e começou a trabalhar lavando roupa para a tia, a sua mãe foi buscar ela, lhe deu uma surra e disse que se pegasse barriga ela não iria cuidar, pois a filha estava se tornando do mundo.

Ela ficou muito revoltada, me disse “eu não sou obrigada andar como ela quer, eu quero ser como eu gosto, assim me sinto bem, se ela me aceitar como eu sou, eu não sairia de casa, eu gosto muito de ficar em casa, pois lá é o meu cantinho, eu faço as coisas de raiva, ela não me diz coisas boas, não diz como um mãe amiga que previne seus filhos ”. Passado o tempo, essa adolescente, começou a trabalhar na cidade, começou a frequentar festas, e hoje se encontra gravida, vai ser mãe solteira. Isso é um caso comum, os pais não entenderem seus filhos, e o que causa isso é mais rebeldia e pode acontecer o pior, o que essa adolescente de 15 anos precisava era de atenção, compreensão, diálogo com os pais. Sendo assim ela estaria estudando e seria uma menina feliz.

Ser jovem não é fácil nem para os pais, muito menos para os filhos, e se os dois lados se compreenderem vai descobrir que é a época mais boa da vida, temos várias descobertas, e muitas das vezes não conseguimos superar e vamos em frente, as aventuras são tantas que a pessoa nunca esquece, a vida de adolescente hoje é namorar, andar na moda, balada e muito mais, é a época em que muitas mães dizem “Minha filha, como que você não pensou em usar camisinha antes de transar com seu namorado?!"- berra a mãe, histérica, ao saber que será vovó. Pois é, esse tipo de imprevisto acontece, e com freqüência, na adolescência, o certo por mais que é difícil dizer para a filha é “use camisinha”.

Mas essa fase tão conturbada, repleta de desentendimentos entre pais e filhos, não se deve a pura irresponsabilidade da qual insistimos em acusá-los. Além das mudanças físicas e hormonais, seus cérebros sofrem transformações extremas, pois as descobertas vão a mil por hora, tudo é novidade, fazendo com que muitas vezes não dêem conta das tarefas que lhes delegamos.
É esta também a época em que o sonho de ser mãe é jogado para escanteio. Basta os pimpolhos completarem doze anos, para o ditado se confirmar. Ser mãe de adolescentes é, sim, padecer no paraíso. E neste momentos que os adolescentes são acusados de serem rebeldes sem causa, mas quem é que garante que a revolta é gratuita?
Infelizmente ser adolescente dá um trabalho todo para os pais, mas lembre s que todo mundo foi adolescente, é é uma fase onde tudo pode acontecer, por isso você que é mãe próxima vez em que for brigar com seu filho, lembre-se de que é esse comportamento impulsivo que move a sociedade todos os pais já foram jovens.

JAQUELINE GONÇALVES



Nenhum comentário: