quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Índios acampam em fazenda em MS

Índios estão acampados em uma propriedade rural em Douradina (MS). Eles atearam fogo na palhada seca de milho, para afastar fazendeiros que estão fazendo a vigilância no local. O clima é tenso e a Polícia Federal e o Ministério Público tentam impedir conflito.

As disputas entre indígenas e produtores rurais começaram em 2005. Na época, a Fundação Nacional do Índio (Funai) fez um acordo com os indígenas, que saíram pacificamente da área com a promessa de um estudo antropológico desta terra. O que eles querem agora é uma resposta.

As lideranças indígenas dizem que só deixam a área quando a Funai se pronunciar sobre a demarcação. Os proprietários da fazenda entraram na Justiça com um pedido de reintegração de posse.

Segundo a Polícia Federal, já houve um confronto recentemente, mas ninguém ficou ferido.

“Essas propriedades são emitidas pelo finado presidente Getúlio Vargas. Eles [índios] reivindicam terra de uma forma a desconsiderar a lei, desconsiderar a autoridade, com a invasão das propriedades”, disse o agricultor Valdir Pedro Piassanti. Os indígenas alegam que a terra pertencia aos ancestrais e faz parte da aldeia indígena do Panambi.

veja o vídeo.

Nenhum comentário: