quinta-feira, 29 de julho de 2010

Índios pedem à Funai permanência de coordenadora em Dourados


Lideranças indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados, estão defendendo a permanência da antropóloga Maria de Fátima Rosa Vilarinho no cargo de coordenadora regional da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Maria de Fátima, que até o ano passado exercia a função de chefe do Serviço de Administração do órgão, assumiu o comando da Funai em janeiro passado, substituindo Margarida de Fátima Nicoletti. Margarida deixou a coordenação regional do órgão após protestos e pressão por parte de lideranças indígenas de todo Conesul do Estado, contrárias ao modelo de gerenciamento que adotado na época.

Informações apuradas pelo Diário MS dão conta que a Funai deve ter uma nova coordenadora em Dourados. O nome mais cotado para assumir o cargo é o da professora de licenciatura indígena da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Maria Aparecida Mendes de Oliveira. A nomeação da professora é aguardada para os próximos dias.

Neste caso, Maria de Fátima, que é servidora de carreira da Funai, retornaria para o setor administrativo da coordenação regional do órgão. No entanto, algumas lideranças defendem a permanência da antropóloga no cargo, alegando que o modelo de gestão implementado pela atual coordenadora tem surtido efeitos positivos nas aldeias locais.

Diário MS

Nenhum comentário: