sexta-feira, 27 de novembro de 2009

"Queremos trabalhar "



















Na aldeia Jaguapiru de Dourado MS, ainda não foram tombadas, preparadas as terras, estas terras estão sobre grandes matos, no trabalho braçal não tem condição de fazer e nem na inchada, Segundo
um indígena plantador de mandioca disse que tem dois trator da FUNAI mas que vive só quebrado na roça nunca termina um pedaço de uma hectare, já se passou o tempo de plantar e nós estamos sem nada plantado.


Ainda neste mês, ouve uma grande concentração de pessoas na aldeia Jaguapiru onde o Governo do Estado estava presente e discursou que as aldeia terias dois trator, para trabalhar dentro.


Um acontecimento que toda comunidade ficou em divida, o trator foi até a aldeia no dia 06/11/2009 quando foi a inauguração a Escola Estadual, onde foi dado o anuncio do trator, pois alegrou os Indígenas plantador mas logo venho a tristeza, voltou para cidade onde ficou sobre responsabilidade da Prefeitura de Dourados,


coisa de propaganda, esquema de dialogo com a prefeitura, onde a comunidade só vê e não pode utilizar rapidamente, ficando sem controle de nada sempre na espera, e até no momento as terras de plantio continua do mesmo jeito sem cultivo.


Agora só falta a prefeitura mandar os tratores Velhos para trabalhar nas terras da comunidade, assim tudo tranquilo sem ninguém da comunidade falar alguma coisa, esperamos que não aconteça isto.

Muitos das pessoas tem pouca terras, mas se preparar estás terras no tempo certo todos tiram um produto agradável e bom, se plantar fora de época, ou se não plantar nada, não se tem para comer, e um absurdo o que fazem o povo indígena de Dourados.

Nenhum comentário: