terça-feira, 1 de setembro de 2009

não foi esquecido.





















Os cidadão das aldeias de Dourados criam sua própria Igreja Evangélica,tendo
como o nome Igreja Presbiteriana Indígenas no Brasil sendo a primeira no Brasil,
segundo o presidente da Igreja Indígenas ele diz"quero que todos possa ter a unidade para podermos ter um mundo melhor,o pão que fala na Bíblia,que e a ceia dada ãos irmão,para nós hoje e a mandioca porque e o que temos hoje na nossa plantação e comum achar aqui"afirma.


Para Muitos dos fiel e uma alegria ter uma Igreja assim nós costumes e tradição e também ligado ão mundo moderno e ão costume comum,por outro lado muitos dos crentes da aldeia são contra está ideia,relatão que não faz parte do evangelismo,"acho que mistura muito " diz membro desta mesma Igreja.


A sede da Igreja Indígena foi construída dentro da aldeia sendo uma oca na aldeia Jaguapiru
onde todas a sexta feira todas os membro s das congregação locais se reuni para adorar ,este local está sendo um local de turismo para muitas pessoas de fora não india e até mesmo para alguns morador que estão passando a frequentar este lugar .


Neste local acontece vários eventos como, apresentação de Bandas,apresentação de vídeos reuniões da comunidade,e feita danças tradicionais e muitas outras coisas, e considerado um local sagrado por todos. tudo e feito com muita alegria e cuidado, segundo um dos membro relata " eu me sinto bem nesta casa lembro muita coisa"

"Pelo motivo do mundo moderna tudo se mudou e pelas disciplinas imposta,pelas injustiça tudo ficou diferente, hoje o passado e a modernização está sendo unida entre nós sem ter medo...do amanhã. assim fazendo o retorno para todo mundo ver o jeito de viver nosso o que sempre teve em nosso coração e alma,que sempre em nosso meio está.nossas tradição sofre mudança e nunca se perde".

Nenhum comentário: