segunda-feira, 4 de maio de 2009

AINDA FALTA .. .





















"Uma das coisa que não deveria de maneira alguma,acontecer para as comunidades Indígenas de Mato Grosso do sul e a (falta de remédio) porque e sua vida que está em risco."declara liderança Indígenas .


Em quase todas as aldeias do Estado a reclamação pela falta de medicamento básicos e grande já causa indignação ão Indígenas.


Agentes de Saúde que trabalha na área indígenas e quem vem sofrendo com o povo ,um dos agentes relatou que sente muito quando vê o seu parente sendo atendido e ão mesmo tempo voltando para sua casa sem o medicamento indo de volta para seu lar do mesmo jeito em que chegou no posto de Saúde ,sem solução para seu problema de Saúde .

Nós posto de Saúde Jaguapiru ,bororo vem faltando a mais de um ano,o motivo de tudo isto estar acontecendo e pelo ma atuação dos órgão responsável pela Saúde Indígenas no Brasil ,,antes a compra deste medicamento era feito pelas ONGS,e FUNASA que administrava a entrada e saída da verba para a compra deste produto em cada Estado.


Mas pelo motivo de desvio de recurso pelos órgão responsável o Governo Federal pediu para que transferisse para o Ministério da Saúde em Brasília a fazer todo a compra dos medicamentos,onde prejudicou mais ainda as comunidades.principalmente aqui no Estado de MS.


Representante do conselho distrital Indígenas de Saúde de MS disse em uma reunião em publico "que o governo já liberou que os distrito fizessem a compra dos medicamento, mas que tem toda uma burocracia nisto e que vai levar dois messes para regulamentar para deixar no processo legal" nesta caso a comunidade fica sofrendo pela falta de medicamento básico , que e uma coisa que não deveria estar faltando por um Direito comum de qualquer cidadão Brasileiro.garantido em lei Nacional Internacional .

Nenhum comentário: