terça-feira, 17 de junho de 2008

Raposa Serra do Sol



Raposa Serra do Sol, está situada no estado de Roraima, ao norte do Brasil, na fronteira com Venezuela e Guiana. Nela vivem 18.992 indígenas dos povos Macuxi, Wapixana, Taurepang, Patamona e Ingarikó, distribuídos em 194 comunidades, ocupa 7% da extensão do estado; antigamente era 100% habitada pelos povos indígenas.As comunidades indigena deste loca estão em pé de guerra, estão lutando para que suas terras sejam reconhecidas com muito sofrimento e sangue.
A homologação assinada em abril de 2005 não foi cumprida, a luta pela Terra Indígena Raposa Serra do Sol é emblemática para todo o Brasil. Por isso, é importante destacar que se a decisão do Supremo Tribunal Federal for a favor dos invasores, abre-se um precedente gravíssimo na legislação brasileira. Todas as terras indígenas do Brasil, já demarcadas, homologadas e registradas, poderão ser contestadas e revisadas. Isto seria um grande retrocesso nos direitos indígenas, conquistados e consagrados pela Constituição Federal, direito internacional: Convenção 169 da OIT e declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, as terras indígenas da Raposa Serra do Sol, que ocupa território de três cidades de Roraima, são alvo de contestações judiciais e disputas entre índios e fazendeiros. Nos últimos dias, a resistência de produtores de arroz da região tem aumentado, levando a conflitos armados. De acordo com avaliações da Funai, a demarcação das terras, de maneira contínua, garantirá a sobrevivência e preservação da cultura destas tribos.


Os últimos acontecimentos reforçam o entendimento da Suprema Corte brasileira sobre a urgência do julgamento do mérito do processo para uma decisão definitiva sobre a desocupação da área.
É uma questão lamentavel e dolorosa para os povos indigenas, e pelo que está acontecendo a luta continua!

Um comentário:

Anônimo disse...

Talvez, muito pouca gente conheça o verdadeiro interesse dos que usam os "índios" como bode espiatórios, para os verdadeiros interesses nesta região, pois mais valioso do que as lavouras de arroz, que custa micharia, o que tem em baixo deta terra, pode garantir o sustento em matéria prima, com um custo bem mais vantajoso para paísases pobres em riquezas minerais.