terça-feira, 10 de julho de 2007

A MOSCA BRANCA

A mosca branca é assim , elas comem caule de mandioca, fruta e verdura. É uma praga que a ente não vê direito, só no microscópio e a única planta que não pega é o milho e a cana. Será que não tem algo para nós povos indígenas lutarmos contra a mosca branca para vencer?
Um bichinho que não gosta de frio ,parece que gosta de calor,nós povos indigenas não conhecemos bem ainda estas coisas mas a gente sabe que precisa de mais atencão dos agricultores porque esse bichinho não pega só nas frutas e verduras ,pega também na soja e feijão.
Eu acho que não temos direito de comprar veneno sabe porque?muitas vezes os indígenas morrem envenenados , mesmo assim os povos indigenas tem que dar um jeito.
Eu acho que temos que dar um jeito de cobrar a FUNAI, assim o nosso compromisso dará certo, mas tem que ser com veneno, se não a mosca continuará. Eu acho muito ruim e muito difícil combater essa mosca branca, se deus quiser a gente conseguirá.
guarani -18 anos
Ernesto Raulio

Nenhum comentário: