quinta-feira, 22 de março de 2007

Desnutrição

É lamentável ver que a desnutrição esta sendo usada mais como um motivo para alguns meios de comunicação banalizar ainda mais a comunidade indigena. Será que algum dia, já relataram as coisas boas que a comunidade indígena tem? Alguma vez já publicaram uma mátéria falando do índice de crianças que não estão em estado de desnutrição?Não só da questão da saúde, mas da educação, do esporte.É so aparecer uma notícia negativa para a imprensa "cair em cima"da comunidade indígena, a mesma já não é bem vista por parte da sociedade, ainda enfatizam mais os pontos negativos.
A questão da desnutrição é muito mais ampla do que se parece, a maioria diz que a causa da desnutrição é so pela ausência de alimentos, mas na verdade esta causa é muito mais complexa do que parece, é um conjunto de fatores desde a falta de conhecimento até a organização do meio em que vivem as respectivas familias.
Outras deduções absurdas que se houve, é que isto acontece devido a cultura indigena, como se isto fosse algo da cultura. É importante frizar que a desnutriçãonão não esta acontecendo em massa como muitos meios de comunicação querem passar, mas o que acontece é a distribuição de informações distorcidas que banalizam cada vez mais a comunidade indigena. Há caso de desnutriçao sim, mas este ano ainda é pouco os casos registrados.
Não é a distribuição de cestas básicas que irá acabar com a desnutrição, ela contribui sim, mas não é o unico fator. O emergencial esta se tornando pemanente, o que falta são as tão faladas medidas estruturais que sempre são prometidas, mas quase nunca são cumpridas.
E preciso que se dê "nomes aos bois",os orgãos responsáveis por esta estruturação deixem de lado o descaso e encarem esta luta junto com a comunidade indígena, pois só uma ação conjunta minimizará este mal ou até exclui-lo.


Graciela Pereira de Souza, 20 anos
etnia - guarani

Nenhum comentário: