terça-feira, 27 de março de 2007

Audiência Pública na Câmara Municipal de Dourados

No dia 23 de março foi realizada na Câmara Municipal de Dourados , uma Audiência Pública, para discutir os problemas que afetam a comunidade indígena.
Esteve presente várias lideranças indígenas. Tiveram como principal motivo(assunto) de discussão: A desnutrição indígena, que vem deixando tristezas no coracão de familias matando algumas de nossas crianças.
Só este ano já foram 4 vitímas da desnutrição. Na audiência foi discutido desde o início da mortalidade infantil até os acontecimentos de agora.
O Dr.Zelik Trajber disse que estavam ali para mostrar a realidade da saúde nas aldeias da região, ele tambem disse que para poder melhorar o quadro tinham que avaliar melhor sobre o quadro da desnutrição, violência, sobre o consumo de álcool, a divisão de terras, e que se não trabalhassemos com essa questão, não iriamos avançar.
O Fernando disse que é preciso chamar a atenção de todos os segmentos, e não simplismente falar de saúde, e disse ainda mas , que só falar e falar não resolve nada, é preciso responsabilidade dos demais que assumiram compromisso com os indígenas. E que eles não tem o compromisso só de ouvir, e sim de agir em favor da gente.
Também complementou com a falta de terra entre os povos indígenas, que se parar para pensar, os problemas que afetam a comunidade: a desnutrição, mortes violentas, consumo de álcool e doenças, o resultado final sempre seria por conta da falta de terra na comunidade indígena.
O mais legal de tudo foi que nós ,Representantes da Aji, só iriamos para registrar o momento, mas assim que chegamos lá encontramos oportunidade de participar de outra maneira, muito mais interesante. Tivemos a oportunidade de falar pelos jovens, e todos os problemas que nos afetam.

ANA CLAUDIA DE SOUZA , GUARANI.

Nenhum comentário: