quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Grupo pede ao STF rapidez em ação de demarcação de área indígena



 Um grupo formado por parlamentares e lideranças indígenas se reuniu no fim da tarde desta segunda-feira (19) com o ministro Luís Roberto Barroso para pedir celeridade no andamento de ação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre demarcação de terras indígenas.
Eles querem uma liminar que suspenda a tramitação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tira da União e passa para o Congresso a competência sobre demarcações.
A proposta, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no ano passado, ainda precisa passar por comissão especial e ir ao plenário da Casa.
Barroso é o relator de um mandado de segurança no STF, protocolada pela Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, que pede o arquivamento da PEC. Ele precisa analisar se suspende ou não liminarmente (provisoriamente) o andamento da proposta, até que o plenário da Corte decida sobre o arquivamento.
Após a reunião, que durou mais de uma hora, o deputado Padre Ton (PT-RO) afirmou que a PEC é "inconstitucional porque tira poderes do Executivo conquistados na Constituição de 1988" pelos povos indígenas.
"O interesse do parlamento é paralisar as demarcações. Mas são direitos conquistados pelos povos indígenas e quilombolas. Povos que não têm representatividade. Mas temos grande esperança de que o mandado de segurança possa arquivar essa matéria maligna", citou o parlamentar.
Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), caso a PEC seja aprovada na Câmara, "nunca mais se dermacará terra indígena no Brasil". "Se a PEC 215 for para comissão especial será aprovada pela força dos ruralistas." Segundo Molon, Barroso prometeu "decisão rápida" sobre o tema.

Fonte

Nenhum comentário: