quinta-feira, 31 de março de 2011

As dores da minha aldeia

Sinto bem fundo
todas as dores da minha aldeia.

Só que meu poema da minha aldeia não conseguiu tocar;
Em feridas maiores,
abro os olhos e vejo,
e choro, e me arrepio,

com o fome,
com a violência,
com as doenças,
com as desavenças nas famílias.
Com a destruição,
do verde e da vida;

Tento escrever,
mais sai, um poema importante,
fico pensando, o que fazer ?
Não tenho poder,

sinto-me presa, de mãos atadas,
sem poder correr, sem poder lutar,
sem poder dizer,
para meu povo, parar de morrer!!!

As dores de minha aldeia
pedem canções, exigem ações,
o nosso povo lamenta,
por mortes sangrentas,
sem ninguém para nos ajudar,
nos trancamos em casa.

Abraçamos nossos filhos e ficamos a chorar,
esperando que um dia essas dores tende acabar,
para toda a comunidade indígena,
voltar a sonhar!

Baseado no poema de Elias José, profº Egizele

Nenhum comentário: