segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Lideranças indígenas reforçam campanha em favor da Raposa Serra do Sol


A segunda etapa da campanha Anna Pata Anna Yan (Nossa Terra, Nossa Mãe: Contínua e Constitucional), será lançada próxima sexta-feira, 14/11, no auditório do Conselho Indígena de Roraima (CIR), em Boa Vista, a partir das 9 horas da manhã.

A abertura da campanha será com a invocação do pai Amoko Makunaíma. Em seguida haverá a exposição de registros fotográficos do início, meio e atual da luta, sofrimento e conquista das lideranças indígenas pela demarcação e homologação da TI Raposa Serra do Sol.

No ato de lançamento, o coordenador geral do CIR, Dionito Jose de Sousa, irá falar sobre a segunda etapa da Campanha em defesa da TI Raposa Serra do Sol. Após o pronunciamento do coordenador, será exibido o vídeo-documentário “Contínua e Constitucional”, produzido pelo cinegrafista indígena, Aldenir Cadete, da etnia wapichana.

O documentário tem duração de 30 minutos e mostrar os principais argumentos, que o ministro Ayres Britto, usou no julgamento no dia 27 de agosto, pelo Supremo Tribunal Federal, que foi favorável à demarcação em terra contínua da Raposa Serra do Sol. Além disso, o filme mostra a diversidade cultural dos povos indígenas de Roraima.

Para finalizar o lançamento, será realizada uma coletiva de imprensa com o coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Dionito Jose de Sousa, Aldenir Cadete, cinegrafista indígena, e, os professores Inácio Brito, coordenador da campanha Anna Pata, Anna Yan, e Pierlangela Nascimento da Cunha, coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima.


Conselho Indígena de Roraima

Nenhum comentário: