terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Clima é de muita festa.







Véspera de natal, nós a recebemos com muita alegria. Apesar de haver pontos negativos como a violência física, muito uso de droga, etc a comunidade não se intimida diante destes problemas.

Algumas das casas da aldeia estão enfeitadas com árvore de natal, caracterizadas com sininhos e iluminadas com luzinhas de cores que clareiam as noites na aldeia. Nas Escolas, o Natal também está presente havendo comemorações que envolvem todos os alunos, o clima é de muita festa.

Os trabalhadores rurais que trabalham nas destilarias nas usinas da região de Dourados também estão em ritmo de festa. Muitos deles já estão organizando as suas festas com a família tudo promete boas comemorações em ritmo de muita alegria. Na aldeia já vem acontecendo no final de ano a formatura dos alunos do ensino fundamental e médio e também alunos de nível superior. Toda essa festa já vem se unindo com a festa de natal.

Final de ano chegou! É sempre um alegria porque temos cada dia mais pessoas da nossa comunidade, apesar das dificuldades se formando, pois cremos que a educação é o único caminho para atingirmos uma sociedade mais humana e capaz de romper com os laços históricos de desigualdades e de fato vivermos a tão sonhada democracia.


O fato de muitas das familias não terem condições de comprar alimentos e bebidas para festejar com sua familia tem levado a usarem a prática da reciprocidade, onde familias trocam alimentos para a ceia de natal. Assim, tudo acontece com banquetes de frutas e muita carne assada.


Há alguns anos atraz a Funai oferecia uma festa a toda a comunidade que acontecia no posto da Funai, mas há aproximadamente dez anos esta festa não acontece mais. Porém é oferecida uma festa na Igreja do Guilherme, o “tio Gui”, organizada pela comunidade daquela igreja e toda ajuda é bem vinda. A festa é aberta a todas as pessoas que querem participar. Apesar das dificuldades na parte de finança, esta familia não desistiu de ser solidário com outro. Dentre as atividades que se desenvolvem durante o dia 25 estão teatro, dança, música, gincanas e muito teréré.

Nenhum comentário: