terça-feira, 26 de agosto de 2008

As Dificuldades do Jovem Indígena Universitário



Muitas vezes as dificuldades que um jovem universitário enfrenta, é o principal motivo que

até o-leva a desistir de cursar a faculdade, pois a dificuldade financeira é o principal motivo da de sistências da maioria dos jovens , é o que conta a maioria deles.

Sem contar com os outros problemas que os afetam, alguns deles contam que é difícil conseguir acompanhar os outros colegas de classe por conta do próprio ensino, pois a escola indígena na qual o indío estuda tem um método de ensino muito fraco, e totalmente diferente daquele seus colegas frequentaram que provavelmente foi um método de ensino super qualificado e dos melhores.

Alguns contam a respeito dos preconceito pelos quais são obrigado á passar, pelo fato de ser indígena, que também acaba sendo uma dificuldade muito maior e interferindo de uma maneira emocional, ainda mais grave nos estudos dos jovens.

A idéia de ser um indío vem á ser uma vitória para aquele que consegue chegar na universidade, pois são poucos aqueles que encaram esse que eu defino como: desafio, pois a universidade, vem á exigir bastante de nós, pois é preciso ser muito forte e estar super preparado para poder-lhe dar com tamanhas mudanças na vida, e alguns não são forte o suficiente e acabam fraquejando antes mesmo de concluir o primeiro ano do curso.

Alguns universitários indígenas, desistem por conta dos preconceitos que sofrem, pelos próprios professores e também pelas dificuldades financeiras vem a ser muito mais grave do que se pode imaginar, e essa sociedade ignorante insensível e preconceituosa vem á destruir o sonho tão sonhado dos nossos jovens indígenas que nem se quer vem á concluir o seu tão esperado sonho de se formar para ter um futuro melhor e através disso poder mudar, o futuro também da sua aldeia.

Ana Claudia de Souza

Etnia Guarani

Um comentário:

Amaynara pataxoMG disse...

Sou pataxó de MG.Estou no primeiro período de enfermagem, gostaria de saber se existe algum encontro de universitários indígenas e se tiver , como posso participar?Parabéns! A iniciativa de retratar sobre a nossa dificuldade.