segunda-feira, 26 de maio de 2008

Realidades da aldeia

Dourados
Índios ameaçam expulsar chefe da Funai

Dourados – Cerca de 50 lideranças indígenas das 27 aldeias do conesul do Estado, prometem despejar a chefe da Funai de Dourados Margarida Nicoletti do cargo. De acordo com informações do cacique-capitão Renato de Souza, os indígenas reivindicam que o cargo seja ocupado por um índio e indicam o nome (não revelado a imprensa) de um índio que há 15 anos atua na Polícia Militar.
"Não temos acesso a Funai e as aldeias de Dourados e região sofrem com as conseqüências da falta de apoio. Somente um índio pode saber o que um patrício de fato necessita", disse.
O grupo pretende se deslocar para Brasília em ato público para pedir a Funai que tome providências acerca do impasse. "Não estamos mais de brincadeira. Agora todo o Conesul está unido para fortalecer a saída da chefe da funai de Dourados e ela terá que sair, nem que seja a força", ameaça.

Jaguapiru
Indígena agride ex-mulher a facadas na cabeça

A Polícia Civil registra mais um caso de violência na Aldeia Indígena Jaguapiru, em Dourados. A vítima, Sarita Gonçalves, de 36 anos, levou dois golpes de faca na cabeça. Segundo a Polícia Militar e Polícia Civil, o acusado é o ex-marido, Sérgio Fernandes, de 32 anos. Ele foi detido pela PM e encaminhado à delegacia. De acordo com a polícia, o acusado chegou à casa da ex-mulher e encontrou apenas os três filhos. Quando ela retornou, Sérgio aguardava a mulher. Os dois brigaram e Sérgio teria agredido Sarita. Na delegacia, ele prestou depoimento, foi ouvido e liberado.

Fonte: Douradosagora

Nenhum comentário: