segunda-feira, 14 de abril de 2008

Comentários sobre o filme "Nguné Elü - O dia em que a lua menstruou"

NGUNÉ ELU

Bom eu quero sabe se a palavra deles é assim mesmo porque eu não sei o que que eles estão falando.
Eu achei muito bom, o filme mas eu gostei muito daquele roupá deles,mas soque não gostei muito
daquele coisa que raspa apele da gente .
O filme foi assim quando a cara da lua fica preta. Todos eles pintam a cara deles.
No outro dia eles vão em cada casa de reza pra cantar, porque tem
cinco casas de reza, e depois eles pegam uma coisa parece faca e raspa pele de cada um,
e tem alguém que joga chicha, joga tanta coisa.

EDSON/14/4/08



NGUNÉ ELU
Eu gostei do filme.
Mas tem uma coisa, eu não gostei das lingua deles porque fala diferente do que aqui da aldeia por isso que eu não gostei das lingua deles. Eles falaram que quando a lua se menstrua, eles se pintam de preto e de branco, se arranham pra tirar o sangue pra ser mais forte. E as mulheres quando tão com menstruação, não saem de dentro da casas delas, elas ficam ali guardadas. Só depois que a lua se abre elas saem de dentro da casa. Elas saem, mas não pode fazer nada. Aqui na aldeia não acontece mais isso.
Ali na aldeia delas acontece cada tipo de coisas. As pessoas falam que aqui na aldeia antes eram assim também as pessoas se pintavam quando a lua se menstruava.

Tatiane (15 anos) 14/04/08



["Nguné Elü" foi realizado na Aldeia Kuikiro, no Alto do Xingu - MT, quando aconteceu um eclipse. O filme faz parte do projeto "Vídeo nas Aldeias".]

3 comentários:

Unknown disse...

Eu gostaria de ver o filme, como é possível?

jaque disse...

http://www.videonasaldeias.org.br/home.htm
OLÁ ROSEANE,
VC PODE ENCONTRAR INFORMAÇÕES NESTE SITE...
EU ACHEI INTERESSANTE O SEU BLOG,
INCLUSIVE GOSTARIA DE TER ESSA REVISTA
"INDIOS PASSANDO FOME...SERÁ POR QUE SÃO INDIOS??"
UM BEIJO-JAQUE
jaque.aji@gmail.com

jaque disse...

http://www.videonasaldeias.org.br/home.htm
OLÁ ROSEANE,
VC PODE ENCONTRAR INFORMAÇÕES NESTE SITE...
EU ACHEI INTERESSANTE O SEU BLOG,
INCLUSIVE GOSTARIA DE TER ESSA REVISTA
"INDIOS PASSANDO FOME...SERÁ POR QUE SÃO INDIOS??"
UM BEIJO-JAQUE
jaque.aji@gmail.com