terça-feira, 22 de outubro de 2013

Senado realiza debate sobre impactos da demarcação de terras indígenas na agricultura



A comissão de Agricultura do Senado Federal realiza nesta quarta-feira, 24, um amplo debate sobre a demarcação de terras indígenas e os impactos na agricultura brasileira. A audiência foi solicitada pelo presidente do colegiado, senador Benedito de Lira (PP-AL), e teve a contribuição do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) que incluiu o nome de dois representantes da classe produtora de Mato Grosso do Sul.
 
Foram convidados para o debate o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Presidente da FUNAI, Maria Augusta Assirati, o Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, Rodinei Candeia,o  Presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, ACRISSUL, Francisco Maia, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, FAMASUL, Eduardo Riedel e o Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas, FAEAL, Álvaro Arthur Lopes de Almeida.
 
Figueiró ressalta que no Mato Grosso do Sul o clima é de tensão e que índios e não índios aguardam por uma decisão concreta do governo federal há muito tempo. Este ano, um índio morreu em confronto com a Polícia Federal numa operação de reintegração de posse da fazenda Buriti, no município de Sidrolândia. Para o senador tucano, o governo não pode continuar passando a “batata quente” pra frente e lavando as mãos como Pilatos.
 
“A questão indígena continua conflituosa e não sou exagerado em afirmar: poderá chegar a um clima que nem o derramamento de sangue conseguirá restabelecer a vida harmônica do passado”, afirma Figueiró, lembrando que a paciência dos produtores rurais está prestes a se esgotar.
 
O senador reconhece a boa vontade de alguns integrantes do governo federal, especialmente da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e espera que esta semana haja novidades proveitosas sobre o tema. Nesta terça-feira, o Ministério da Justiça deve apresentar proposta de mudança no procedimento para delimitação das reservas indígenas. O governo é contra a PEC 215, que transfere a competência sobre as demarcações do Executivo para o Congresso, mas aceita modificar as regras atuais, criticadas pelos produtores rurais.

Nenhum comentário: