quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O que é ser jovem na Aldeia de Dourados

Hoje vivemos em uma aldeia de aproximadamente 15 mil índios. A aldeia de Dourados( Francisco Horta Barbosa) tem muitos problemas sérios , e para os jovens é mais difícil ainda , pois nós crescemos e vivenciamos tudo que acontece na aldeia. Hoje convivemos com três subgrupos lingüísticos :kaiowá , Ñandeva e Terena.
Mas é dificil conviver com tanta violência , com tanto homicídio acontecendo ao mesmo tempo , muitos jovens se suicidando , pois é duro para nós vermos um colega , um amigo , se suicidando por consequência de problemas familiares. Também a falta de oportunidade tem sido muito grande , o desemprego , o preconceito que enfrentamos . Isso infelizmente é a dura realidade , muitas vezes só por nós termos uma identidade indígena somos impedidos de entrar no mercado de trabalho , de fazer conta nas lojas , ou seja, a nossa identidade só vale no local onde vivemos .
A AJI(ação dos jovens indígenas de Dourados) é um exemplo para os jovens , pois nós jovens enfrentamos a realidade de cabeça erguida , e na AJI sempre temos as nossas conversas, tendo as diversas etnias como uma familia só. Somos jovens mas com a cabeça madura, prontos a enfrentarmos qualquer desafio , através da AJI nós já realizamos muitas coisas.
Eu aprendi que não devemos desistir, temos que lutar pelo que nós queremos , pois se não lutarmos ninguém vai lutar por nós, pois a nossa aldeia está praticamente largada .

Já estamos fartos de escutar o povo falando de nós , a maioria nos conhece através da mídia , já estamos cansado de só as lideranças falarem por nós , pois eles falam o que eles acham e nós temos que falar também, pois somos nós que estamos vivenciando tudo isso .
Vamos virar a página e recomeçar tudo de novo , vamos tentar quantas vezes for possível!!!!!!!!!

JAQUELINE GONÇALVES
17 ANOS
KAIOWÁ

Nenhum comentário: