quinta-feira, 31 de maio de 2007

Novos Olhares






cultura e religião, são temas bem complexos, uma vez que os dois se torne parte ao mesmo tempo de um povo, podendo até substituir um ao outro.
Os povos indígenas do Brasil, desde a época da colonização , sofreu uma certa ruptura em seu ciclo natural de vida, pois foi introduzida a eles, uma outra religião, uma outra cultura, a ocidental. Os costumes, a cultura e religiões deste povo se quer foram considerados como forma de vida de seres humanos, a ponto de força-los como animais a obedecer os chamados até então de "civilizados", e obrigados a seguirem uma cultura e religião que não eram deles.
O tempo passou e chegamos ao seculo XXI, e ainda hoje se nota as marcas de uma imposição que ao longo do tempo se tornou "legal". Povos indígenas que seguem uma religião sem ao menos conhecer a historia que há por traz desta religião, povos que tiveram sua religião e cultura quase dizimados, por conta de uma nova ordem social, no qual estes povos tiveram que se habituar, para continuar vivendo.
Apesar dos constantes massacres que eles sofrem, tanto fisicamente como moralmente, ainda existem povos que conseguiram salvar algumas coisas de suas tradições, ainda acreditam em seus mitos e deuses, e de alguma forma estes fatores influênciam na vida da comunidade que mantém estes costumes naturais, principalmente são influênciadas as crianças, pois com elas se torna viva todas estas tradições e costumes.
Por outro lado existem povos que se quer mantém sua língua materna, por interferência da sociedade não-índia.
A cultura muitas vezes é substituida pela religião, é irônico porque estes povos nem sabem que antes de adquirirem outra religião, eles já tinha suas próprias religiões.
Hoje questão da religiosidade se tornou comum entre muitos povos indígenas, seguem uma determinada religião sem saber o que ela prega, o que ela significa. É certo que todo mundo tem o direito de ter sua religião e respeitar a escolha de cada um, desde que ela seje sem opressão, sem imposição, e sem que passe por cima de outra cultura e religião.


Graciela Pereira de Souza
21 anos - Guarani

Um comentário:

tato disse...

Querida amiga, não se pode afirmar que há uma troca de cultura por religião, pois a cultura é dinâmica e não estática, sendo assim ela sempre pode mudar ou transformar-se.