quinta-feira, 16 de novembro de 2006

A violência na aldeia

Hoje cresce cada vez mais a violência na aldeia, a aldeia não tem mais um certo controle de violência. Muitas pessoas são assassinadas barbaramente e ninguém faz nada. O medo da população é cada vez maior, nós nos sentimos inseguros dentro da nossa própria casa. Geralmente quando uma pessoa é assassinada ou passa por algum ato de violência, a população indígena não reage como deveria, assim como: denunciar, registrar a ocorrência, isso hoje é muito raro. Eles fazem justiça com as próprias mãos, a chamada vingança.
Pra nós que somos cidadãos do bem, é triste ver uma criança entre dez a doze anos armada usando drogas, álcool, enquanto deveria estar na escola, mas não são só esses, muitas pessoas andam armadas, talvez para sua própria segurança .
E as autoridades onde estão? Ao invés de contratar mais seguranças, eles estão demitindo, isso por falta de dinheiro. O próprio chefe da Funai ao invés de reagir para garantir a segurança dos indígenas, ele faz totalmente ao contrário, comete seus erros, não compareceu a audiência sobre a ação dos oficiais de justiça na aldeia e foi preso.
Há muitas pessoas más na aldeia, podem estar do seu lado, de repente podemos estar bem do lado de quem nos fez mal ou pode nos fazer mal. Essas pessoas deveriam estar onde deveriam estar, cumprindo pena.
Mas é totalmente ao contrario, as vezes a pessoa sabe de um ponto de droga, etc. Mas tem medo de denunciar, isso para sua própria segurança. Nossa, até quando isso vai durar? Será que a população indígena vai acabar assim? Pelo que eu saiba a justiça foi feita para isso. Se é que posso chamar de justiça.


Jaqueline Gonçalves, 16 anos - kaiowa

2 comentários:

greentea disse...

vou voltar para ler melhor todo este blog

um longo abraço para todos.

Vivian disse...

Olá, como vão?
Meu nome é Vivian Ragazzi, sou jornalista e trabalho na revista Viração, especializada em jovens. Vamos fazer uma matéria especial sobre questões indígenas e eu gostaria muito de conversar com vocês.Vc poderia me mandar seu telefone no e-mail vivian@revistaviracao.com.br? É urgente, tá? Obrigada! Um abraço, Vivian