quarta-feira, 26 de julho de 2006

Primeira Audiência do caso Porto Cambira

No último 20 de Julho, ocorreu o depoimento do policial que ficou gravemente ferido no dia 1 de Abril na aldeia Passo Piraju, no confronto entre Índios e policiais que chegaram sem fardamento e sem autorização atirando em todos no local.

O acontecimento resultou na morte de dois policiais e na prisão de sete Índios, inclusive foram presos parentes que não estavam no momento do ocorrido. Na audiência estavam presentes a comunidade da Aldeia Passo Piraju e Jovens indígenas de Dourados.

Até onde sabemos, toda audiência é liberado para as pessoas que quiserem presenciar o momento, mas desta vez, não foi assim. Fomos barrados e não nós deixaram entrar, nem mesmos os próprios parentes dos indígenas, e nem os advogados que não estavam envolvido no caso puderam entrar.

Na hora do intervalo da audiência, foram liberados dois minutos para os familiares mais íntimos poderem vê-los. Em relato, alguns indígenas que estiveram com eles disseram que estavam sofrendo muito, pois nós Índios jamais acostumamos a viver entre quatro paredes.

Indianara Ramires machado/15 anos/Kaiowá

Nenhum comentário: