quarta-feira, 17 de maio de 2006

A saúde indígena do Mato Grosso do Sul PÁRA

Desde a última segunda-feira os funcionários da FUNASA estão em greve.
Tudo começou no ano de 2004 quando o teto orçamentário foi posto em discussão por todos que utilizam os serviços da FUNASA, pois naquela época o teto que todos estavam reivindicando era de doze milhões para todo o estado do Mato Grosso do Sul, mas foi fechado em nove milhões.
Os problemas que estão acontecendo nesse momento: paralisação dos funcionários, falta de medicamentos e suplemento alimentar para as crianças desnutridas, tudo isso foi dito naquela época, mas mesmo assim o teto continuou o mesmo no ano de 2005, e agora em 2006 já não dá mais para continuar com o mesmo atendimento já que os preços dos medicamentos e outros materiais subiram e junto a população indígena também cresceu.
Bom, o que previmos está acontecendo, os salários dos funcionários estão atrasados já há quase dois meses, está faltando medicamento nos postos de saúde, as viaturas vão ficar sem combustível para atender os plantões, e o caso que repercutiu no mundo pode voltar: a desnutrição infantil.
A administração da FUNASA disse que iria depositar os salários dos funcionários hoje dia 17 de maio, mas até as 18 h nada foi confirmado. Enquanto os salários não forem pagos a paralisação vai continuar por tempo indeterminado e a reivindicação pelo teto orçamentário também, pois o que está sendo reivindicado é a qualidade da saúde indígena, que é uma questão muito séria.
Micheli Alves Machado (Kaiowa)

Nenhum comentário: