Graciela também gravou seu video.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Funai de portas fechadas

Logo no inicio da manhã desta terça-feira, dia 27 de janeiro de 2009, o prédio da Fundação Nacional do Índio foi ocupado pelos indígenas da Reserva Indígena de Dourados que pedem a substituição da atual administradora.
Segundo representantes da comunidade indígena, a Funai devia exercer seu papel e parar de ser um cabide de empregos, cumprindo sua função de atender as nossas demandas enquanto comunidade.
Nas roças, ao invés de plantas comestíveis, cresce capim. Quando trazem sementes, além de já estarem estragadas, podres, a época de plantar se foi e de novo nós seremos taxados de vagabundos que nada plantamos.
jovem indigena da Aji
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Violência na aldeia

Mais um indígena é morto na aldeia Bororó, o fim de semana foi tenso. No sábado pela manhã indígenas deteram três rapazes também indígenas acusados de ter matado um menor a um mês atrás, então os rapazes foram levados até a mata onde teriam jogado o corpo, a procura foi pela manhã inteira mas não teve resultado.
A mãe do menino morto está desesperada atrás do corpo.
A população está indiguinada, e a questão que está em discussão é que os indígenas que deteram o menor não tem autorização para surrar e espancar, pois no local os menores apanhavam com corrente e quem surrava era os próprios indígenas, a surra era muito violenta. Como fica essa questão??
E o mais IMPRESSIONANTE é que um dos acusados é parente de um dos seguranças indígenas e esse não apanhava e nem era espancado e os de mais apanhavam feito animal. Será que isso está certo???
será certo bater e espancar um menor, está certo que ele é assassino e esse papel é o papel das policias.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Informe
Para contribuição da comunidade, realizaram uma atividade teatral com os Jovens , Abrisio relata " estar muito contente por passar um pouco de sua experiências de protagonista para os jovens ".
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Volta as aulas na aldeia!
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
INDIOS NO COMÉRCIO DE DOURADOS
COM O AUMENTO DO DINHEIRO QUE ENTRA NA ALDEIA ATRAVÉS DE TRABALHADORES DE USINAS, INCLUINDO PROGRAMAS SOCIAIS E OUTROS, O COMÉRCIO DE DOURADOS VEM LUCRANDO MUITO COM ISSO, SÓ NO FIM DE ANO MUITAS PESSOAS NA ALDEIA COMPRARAM MOTO E A MAIORIA COMPROU A VISTA. OS INDÍGENAS CONSUMIRAM MUITO NO FIM DE ANO, É MÓVEIS NOVOS, E MUITAS OUTRAS COISAS. E QUEM GANHA COM ISSO É O COMÉRCIO DE
DOURADOS. POR ISSO O JORNAL AJINDO ESTÁ LEVANTANDO UMA MATÉRIA SOBRE O CASO. QUANTOS OS INDÍGENAS CONSUMIRAM SÓ NO FIM DE ANO? E SERÁ QUE AS VENDAS NA CIDADE CAIRIAM SE ELES PASSAGEM A CONSUMIR EM OUTROS LUGARES? POIS AS PESSOAS DE CLASSE MÉDIA E ALTA QUE MORAM NA CIDADE DE DOURADOS GERALMENTE CONSOMEM EM CAMPO GRANDE OU EM SÃO PAULO. VAMOS AGUARDAR O RESULTADO!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
SERA O QUE?
Visitando a FUNAI eu fiquei super impressionada com a situação em que se encontra o posto da FUNAI na aldeia de Dourados. Chegando lá fui para a sala de atendimento e logo vi as duas funcionárias que atendem na recepção estavam fazendo a faxina, ai perguntei se não tinha um funcionário só para a limpeza, uma delas me respondeu que não sabia.
Poxa! Além de atender as pessoas da aldeia também tem que fazer a faxina, e o pior se elas não fazer a faxina o local fica muito sujo. E um lugar assim deveria ter ao menos alguém que limpe pelo menos duas vezes por semana! Ou será que é aquela história: só por que é na aldeia tem que ser sujo?
Poxa! Além de atender as pessoas da aldeia também tem que fazer a faxina, e o pior se elas não fazer a faxina o local fica muito sujo. E um lugar assim deveria ter ao menos alguém que limpe pelo menos duas vezes por semana! Ou será que é aquela história: só por que é na aldeia tem que ser sujo?
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Grupo de apoio aos povos kaiowá e guarani
Jovens da AJI estão finalizando mais um documentário realizado na aldeia de Dourados. Este vídeo é sobre a cultura guarani ...sem falar que o vídeo dos universitário s indígenas já está quase pronto. Também estão finalizando o 2° livro de fotografia da AJI e uma cartilha de DST/AIDS. A novidade do ano é que alguns dos jovens da AJI com muito orgulho entraram para a GAPK (grupo de apoio aos povos kaiowá e guarani). Sejam bem vindos.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Estamos de volta
Assinar:
Postagens (Atom)