quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Campanha Dourados Rosa leva exames a mulheres indígenas

O mutirão do ônibus do Hospital do Câncer de Barretos chegou à Reserva Indígena de Dourados na terça-feira. No posto de saúde da aldeia Jaguapiru foram realizados 110 exames preventivos do câncer de colo do útero e mamografias em mulheres índias. A atividade faz parte das ações realizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e Prefeitura durante a campanha Dourados Rosa.
Para a índia kaiowá Norcilha Peixoto, 46, as atividades geraram expectativa na comunidade. “Eu achei essa ação muito boa, porque é um jeito da gente fazer todos os exames que precisa”, disse ela, que foi atendida no ônibus.
Nas aldeias, o atendimento da saúde é de responsabilidade da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) do governo federal, que apoiou as ações do Dourados Rosa. A equipe de saúde da secretaria rastreou as mulheres que precisavam fazer o exame com mais urgência para levar até o atendimento.
Segundo a coordenadora técnica das equipes multidisciplinares da Sesai, Liliane Ferreira da Silva, ainda há uma resistência por parte das mulheres indígenas com relação à importância da realização do exame, o que resulta no diagnóstico tardio da doença. “Os trabalhos de conscientização ainda são relativamente recentes nas aldeias, então nos vemos a mudança gradativamente”, disse ela.
De acordo com dados da Sesai, foram 16 novos casos de câncer de colo de útero descobertos nas aldeias nos últimos seis anos. Neste mesmo período, sete índias morreram com a doença, muitas vezes descoberta somente após o óbito.
Para a coordenadora, as ações da Dourados Rosa vêm para somar ao trabalho desenvolvido nas aldeias. Conforme a secretaria, foram 875 preventivos realizados nos postos de saúde da reserva até setembro. Ainda foram encaminhadas neste período 40 índias para fazer mamografia. Não foram registrados quaisquer casos de câncer de mama em indígenas nos últimos seis anos.
A ação na Reserva de Dourados estava marcada para ocorrer no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da Aldeia Bororó. A troca de local foi devido à dificuldade de acesso do ônibus ao prédio. As mulheres que compareceram no Cras foram levadas até o posto de saúde da aldeia Jaguapiru.
Dourados Rosa
Nesta quinta-feira o mutirão vai para a unidade de saúde da Seleta e na sexta-feira no CSU (Centro Social Urbano) do Jardim Água Boa. O trabalho recebeu nesta quinta o reforço da carreta do Hospital do Câncer de Barretos, equipada com dois mamógrafos.
A Secretaria de Saúde alerta às mulheres que vão participar dos mutirões que é imprescindível a apresentação de documentos pessoais. A orientação é para que levem RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS e uma cópia de cada documento.
“A apresentação dos documentos é essencial para o atendimento, tanto no caminhão quanto nos postos de saúde e no CAM. Independente se elas vão fazer o preventivo ou a mamografia, todas devem levar”, alertou Cristiane Kruger, coordenadora do Núcleo de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde.
Fonte

Nenhum comentário: