sexta-feira, 10 de maio de 2013

Simpósio sobre juventude indígena recebe inscrição de trabalhos até 30 de junho

Os/as interessados/as em debater sobre o tema juventude indígena durante o "I Congresso Internacional de Povos Indígenas da América Latina, séculos XIX – XXI. Avanços, perspectivas e desafios”, poderão inscrever seus trabalhos no simpósio "Juventudes Indígenas. Debate e Abordagens Etnográficas" até o dia 30 de junho.
O simpósio faz parte das atividades do Congresso Internacional sobre Povos Indígenas da América Latina, que será realizado entre os dias 28 e 31 de outubro deste ano, no Instituto Cultural Oaxaca, em Oaxaca, no México, e tem o objetivo de reunir estudiosos para debater sobre as diferenças culturais de cada etnia indígena sobre juventude e também tentará desconstruir as ideias dicotômicas que existem sobre este segmento, observando processos de afirmação, sociabilidade, trânsito por organizações indígenas, e outros temas.
Para participar, os/as interessados/as devem se corresponder exclusivamente com as coordenadoras do simpósio, Mariana Paladino ou Regina Martínez Casas, através do e-mail marianapaladinorj@gmail.com, e enviar seus dados pessoais, título do trabalho e resumo, afiliação acadêmica ou laboral e grau acadêmico, até o próximo dia 30 de junho. Os trabalhos aprovados serão divulgados até o dia 15 de julho. Para saber mais sobre este simpósio, clique aqui.
Congresso
O objetivo do Congresso é fortalecer a cooperação e promover a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da América Latina, Estados Unidos e Europa, que trabalhem com temas ligados aos povos indígenas latino-americanos/as, sob as perspectivas da história, antropologia e outras ciências relacionadas. Além disso, busca contribuir para a elaboração e implementação de políticas que favoreçam o desenvolvimento social ou a conservação do patrimônio cultural destes povos.
A ideia é compartilhar os avanços e as descobertas em matéria de conhecimento sobre perspectivas epistemológicas e metodologias para a análise da questão indígena em diversos momentos de sua história.
Durante o evento serão realizados simpósios temáticos de acordo com os temas movimentos sociais e resistência, educação, estudos em torno do pós-colonialismo, territorialidades, identidades, indigenismo, visões sobre cidadania, recursos naturais, migração, multiculturalismo, entre outros.
Para mais informações, acesse: www.congresopueblosindigenas.org ou escreva para: congreso.pueblos.indigenas@gmail.com

Nenhum comentário: