segunda-feira, 27 de maio de 2013

Produtores rurais tentam barrar demarcações de terra pela Funai

Aproximadamente 30 produtores rurais e uniram na manhã desta segunda-feira, na entrada da fazenda El Shaday, localizada às margens da BR-463, entre Dourados e Ponta Porã, em manifesto contra os trabalhos de demarcação de terra feitos pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
Segundo o proprietário da fazenda, João Parizotto, no sábado, representantes da Funai se apresentaram com o objetivo de realizarem uma pesquisa, já que o local, assim como outras fazendas, está dentro de uma faixa de aproximadamente 9 mil hectares que passa por análise.
Na ocasião, Parizotto não permitiu a realização dos estudos, mas notou que duas marcações foram feitas em suas terras, sem autorização. Nesta manhã, representantes da Fundação, juntamente com homens da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal, voltaram à propriedade para dar continuidade aos trabalhos, mas foram barrados pelos produtores.
Segundo Parizotto, o clima é de insegurança. “Fazendas vizinhas são alvos de saqueadores que estão acampados na região desde 1999. Indivíduos costumam invadir as propriedades para realizar pequenos furto e isto tem nos deixado preocupados”, disse o produtor que ainda afirmou que seu advogado vai mover uma ação junto à Justiça Federal para tentar cessar as demarcações.

Nenhum comentário: