segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Indígenas do passo Piraju diz que imprensa faz pressão psicológica


No dia 19 de outubro de 2012, segundo matérias divulgadas pelo jornal o Progresso, Dourados News, jornal online e impresso de Dourados o despejo dos índios Guaraná/Kaiowá de Porto Cambira estava sendo marcada para este dia. Em visita a comunidade daquela aldeia, as lideranças relataram a AJI que a imprensa está fazendo pressão psicológica. Ele disse que sabe que está correndo a liminar de despejo na justiça mas que não é bem o que a imprensa fala "eles não procuram saber o que realmente está acontecendo e reproduz só um lado do que está acontecendo" diz o líder.
Conversamos com o líder indígena Carlitos, ele disse que seus antepassados já viviam naquela região desde 1930, nessa época o líder mais conhecido naquela região era o indígena Feli Caraguata, ele que cuidava das terras, ele conta que logo os fazendeiros chegaram expulsando os indígenas daquela região, logo depois outro fazendeiro comprou as terras isso por volta dos anos de 1940/1950.
Carlitos conta que em 2001 retomaram suas terras, e vivem na aldeia há 11 anos. Na aldeia há 30 famílias, são 40 hectares de terra, ele disse que nunca deixou que uma crianças pegasse uma folha, ou uma planta na fazenda do lado da aldeia.
Carlitos disse que aos longos desses onze anos eles lutaram para construir suas casas, e hoje tem na aldeia uma escola que foi inaugurada esse ano, um posto de saúde, e daquelas terras hoje eles tiram seu sustento, plantam batata, mandioca, cana e muitos outros.
"Estamos preparados para ficar aqui e não para sair" diz o líder. Ele disse a AJI que na aldeia tem crianças, idosos, gestantes, e deixou a pergunta "para onde essas pessoas irão? eles querem nos despejar daqui mas não tem para onde nós irmos" diz o indígena.
Carlitos disse que ninguém daquela aldeia deu motivos a imprensa para fazer matérias que não são verdadeiras, que as verdades não são ditas pela imprensa e sim fazem uma imagem destruidora dos indígenas.
Carlitos disse que já está idoso mais vai lutar pela aldeia Passo Piraju em nome das crianças.
"é desumano deixar essas crianças na rua, são inocentes e merecem ter uma casa, morar em sua aldeia, esses direitos estão em lei, assim como o branco tem sua lei nós também temos a nossa e exigimos respeito".

AJI – Ação de Jovens Indígenas

Nenhum comentário: