segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Jogos Indígenas do Pará são transferidos para o mês de novembro



A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) informou nesta sexta-feira (24) que o período de realização da quarta edição dos Jogos Indígenas Tradicionais do Pará, prevista para acontecer de 20 a 25 de setembro de 2012, foi transferido para o mês de novembro, sem data final definida ainda. O evento vai reunir 13 etnias do Pará, uma da Bahia e uma do Tocantins, na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém.
Segundo a Seel, a data foi transferida para que houvesse maior tempo de organização do evento. “Estamos focados em transformar Santarém em Centro de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo de 2014 e estamos envolvidos com vários eventos de diversas modalidades, então precisamos de um pouco mais de tempo para aperfeiçoarmos nossos mecanismos e continuar tornando os Jogos Indígenas um grande marco do Governo”, ressaltou o secretário Marcos Eiró.
O evento reunirá 13 etnias que disputarão e demonstrarão 14 modalidades esportivas tradicionais e não tradicionais. Etnias: Aikewara, Assurini  do Tocantins, Assurini do Xingú, Araweté, Gavião Kyikatejê, Gavião Parkatejê, Guarani, Kayapó, Munduruku, Parakana Apyterewa, Tembé, Xikrin do Catete e Wai Wai (Pará), Pataxó (BA) e Xerente (TO).
Modalidades esportivas: arco e flexa, arremesso de lança, canoagem, cabo de guerra, corrida de tora, ronkrã, kaipy, lutas corporais, demonstrações de peikrãn, akô (tradicionais), futebol de campo – masculino e feminino, corrida   de velocidade - 100m, corrida de velocidade de fundo 5 km, natação (não tradicionais).
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário: