segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Indígenas de Caarapó fazem passeata em Dourados


“Nós queremos ser mais respeitados”. Com esse pedido, indígenas da aldeia Te’yique, de Caarapó, se reúnem hoje (22) na Praça Antônio João, em Dourados. A mobilização, que começou no dia 19 de agosto, se encerra hoje com um ato pacífico que começa na Praça e segue até a Funai (Fundação Nacional do índio).

Conforme o líder indígena e vereador de Caarapó Otoniel Ricardo, o movimento tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para os problemas que acontecem nas aldeias não só de Caarapó, como também de outros municípios da região.

“A gente já sofreu e sofre muito preconceito e, além disso, tem também a violência. O nosso objetivo é lutar pelos nossos direitos. Falta segurança, falta educação, falta saúde nas nossas aldeias, e tem a questão da demarcação de terras também. Nós queremos chamar a atenção dos três níveis de governo, porque fica um jogando a responsabilidade para o outro e nada nunca se resolve”, diz.

O ato de hoje começa as 9h, e conta com cerca de 300 indígenas das etnias guarani – kaiowá e terena. Ainda de acordo com o líder indígena, um relatório de reivindicações será entregue ao Ministério Público.

“Queremos apoio do governo federal para agilizar a liberação de verbas para a Funai, tem que ser mais rápida a homologação para recursos serem liberados mais rápido. O governo tem que olhar mais o nosso lado porque tá morrendo muita criança, ta acontecendo muito assassinato, suicídio. Temos que tentar mudar isso de algum jeito. Vamos encaminhar um documento relatando tudo ao Ministério Público”, finaliza.

(Fotos: Maryuska Pavão)
Fonte: Dourados News

Nenhum comentário: