sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Buracos dificultam acesso às aldeias de Dourados

Buracos dificultam acesso às aldeias de Dourados

Quinta-feira, 11 de Agosto de 2011
João Pires

As principais vias de acesso às aldeias indígenas de Dourados estão intransitáveis. Em alguns locais é preciso que os veículos e carroças contornem pelo matagal, na lateral da estrada, devido às crateras e erosões ocasionadas pelas chuvas. Na aldeia Bororó, por exemplo, em um trecho há 200 metros do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) a erosão já atingiu metade da via, dificultando o acesso ao centro de apoio aos indígenas e escolas dentro da aldeia.
A reportagem do Diário MS conversou com alguns indígenas que precisam se deslocar até o centro da cidade e encontram dificuldades para trafegar dentro da Reserva. A indígena, Paula Vilhalva, 71, reside na aldeia Bororó juntamente com o marido e filhos e relatou que em dias de chuvas não tem como sair, devido ao barro que se acumula em frente a sua residência. “Outro dia tive que sair para buscar remédio na cidade, mas quase não consegui chegar até a rodovia, devido a lama e os buracos”, reclamou.
O casal Nelvino Januário e Claudina Benites, também reclamam a falta de manutenção das vias. Januário afirma que mesmo de carro é quase impossível se deslocar dentro da aldeia. “Nem todos os moradores daqui possuem carro, mas mesmo quem possui veículo sofre com as crateras e, em dias de chuva é melhor nem sair de casa”, afirma.
O indígena Francisco Libório, 58 anos, relatou que recentemente ele juntamente com a família se deslocavam de carroça até o centro da cidade quando foram surpreendidos por uma cratera proveniente das erosões e por pouco não se acidentaram. “A carroça quase virou com os meus filhos. O problema daqui só resolve com cascalhamento”, comentou.

OBRAS

Em contato com o secretário de Obras, Jorge Luis De Lucia, ele afirmou que recentemente foi feito levantamento de todos os trechos considerados críticos nas aldeias Jaguapirú e Bororó, Segundo ele o trabalho de patrolamento serão iniciados após conclusão de processo licitatório para o execução do serviços. O secretário ressalta ainda que estão previstas para os próximos dias a recuperação das estradas e linhas de ônibus da zona rural.

Esta Noticia foi retirada dos jornal Diário ms.


Nenhum comentário: