quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quase 100 indígenas participam de oficina promovida pela Funasa

Mais de 80 índios da etnia Nambikwara, que habitam as aldeias Central, Cabeceira e Trevo A e B, no município de Comodoro (MT) participam de “Oficina Integrada de Autosustentabilidade” que está sendo realizada pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO).

A equipe de 16 profissionais de diversas áreas está realizando entre outras atividades, avaliação nutricional, atendimentos odontológicos de enfermagem, mutirão de limpeza distribuição e orientação de filtros de cerâmica, visitas domiciliares, produção de sabão, ações de higiene pessoal e domiciliar e endemias.

De acordo com Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom), responsável pela coordenação do trabalho, o objetivo de melhorar a qualidade de vida e combater a desnutrição na etnia Nambikwara, que tem apresentado elevado índice de desnutrição.

A oficina está sendo boa, pois, desta forma é possível fazer a aplicação do flúor nas crianças e receber orientações sobre como escovar os dentes e combater as caries, além de poder realizar tarefas importantes para a limpeza da aldeia”, afirmou o cacique Ava Nambikuara.

O professor indígena Guilherme Nambikuara, acha interessante o trabalho e espera que no decorrer do ano, os indígenas que estão com peso abaixo possam está recuperado. “Reconheço que precisamos voltar a cultivar as culturas tradicionais, como macaxeira e abobora”, ressaltou o educador. Para o presidente do Conselho Indígena de Vilhena, “as parcerias são boas e as comunidades têm participado de todas as atividades com entusiasmo”.

A equipe responsável pela oficina é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontológos e agentes indígenas de saúde e saneamento, controle social e endemias. O está executado em parceria com Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, Secretaria de Educação Comodoro (MT) e da Fundação Nacional do índio (Funai).


Nenhum comentário: