sexta-feira, 23 de outubro de 2009

GOVERNO DESCONHECE AÇÕES CONTRA CRIANÇAS INDÍGENAS

SANTIAGO DO CHILE, 22 OUT (ANSA) - O subsecretário do Interior do Chile, Patricio Rosende, afirmou hoje desconhecer a informação de que crianças da etnia indígena mapuche tenham sido feridas por balas de chumbo durante confrontos entre a polícia e manifestantes na região (estado) de Araucanía, sul do país.
Para Rosende, trata-se de uma versão criada por grupos interessados no fracasso das negociações entre o governo e comunidades indígenas locais. Os conflitos na região começaram depois que os índios decidiram recuperar terras ancestrais -- atualmente em mãos privadas ou de companhias florestais.
"Há, na província de Malleco [em Araucanía], gente empenhada em provocar o fracasso dos esforços do governo e das próprias comunidades para avançar na busca de uma solução para as demandas do povo mapuche", disse Rosende.
A diretora do hospital da cidade de Victoria, situada na região em que ocorrem os conflitos, informou hoje à Rádio Cooperativa que duas crianças mapuches foram atendidas com ferimentos de bala de chumbo.
"Não temos registro formal de denúncia sobre a situação, com exceção dos casos de ontem, sobre algumas crianças que apareceram feridas. No entanto, não sabemos o contexto, as características e quem são os agressores. As comunidades indígenas dizem que foi uma ação de policiais uniformizados", afirmou a funcionária.
"Eu posso garantir que a Polícia Uniformizada não utiliza balas de chumbo nas operações. Ninguém fez denúncias sobre os responsáveis por isso", argumentou, por sua vez, o subsecretário, para quem "os conflitos têm que ser resolvidos entre adultos e por meio do diálogo".
"Envolver menores de idade nas ações é extremamente irresponsável", declarou Rosende. Segundo ele, "a cada comprovação de que algum policial tenha agido de forma irregular, ele é afastado, mas para isso é preciso haver registro de antecedentes e denúncias correspondentes justificadas".
Assim, Rosende se referiu indiretamente ao afastamento, nesta semana, de um policial que chutou um mapuche preso por outros dois agentes, após a imagem ter sido exibida por uma rede de televisão.
Os mapuches são a principal etnia indígena do Chile. Uma pesquisa do Centro de Estudos Públicos (CEP) divulgada no início de outubro mostrou que de cada quatro índios de Araucanía, um vive na pobreza. Segundo o relatório, 250 mil indígenas habitam a região, sendo 12% deles analfabetos. (ANSA)

Um comentário:

➔ Sill Scaroni disse...

Eles sempre "desconhecem" a verdadeira situação dos Mapuche no Chile. Aplicam a lei anti terrorismo em todas as manifestações e não sabem nada. O governo da Michele Bachelet é uma das vergonhas da América Latina.

Sill