sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Interferiram no poder diciplinar da comunidade.

No tempo passado sempre teve um grande chefe
que cuidava das famílias Indígenas,hoje em nossa tempo moderno como na aldeia Jaguapiru onde nós moramos,quem acabou com isto foi o próprio Estado junto a um antropólogo dizendo que


"vocês são assim" não deveria ter feito isto,fizeram a comunidade chegar a um grande índice de violência e perder sua referencia,assim quem sofre mais são os Jovens,teria que apenas afastar as pessoas que estavam cometendo erro não criar mais chefes e interferir nós sistema de poder da comunidade.


Foi imposto por um antropologia uma coisa que nunca existiu em nossa comunidade 60 chefe (lideres)que foi montado nas aldeias Jaguapiru Bororo,talvez pensavam que daria certo mas que foi um desastre e hoje as comunidade sofre grande conseguencia.

Estes são um dos grandes fatores que também contribuíram para hoje os liderança perder o controle e o povo perder a confiança nós liderança as pessoas da comunidade não sabem onde correr para pedir ajuda.

Quando alguns dos Indígena procura uns dos 60 liderança não tem solução,coisa que a comunidade não gosta e acabam resolvendo o problema com suas próprias mão como ex: em situação crime fazendo vingança.

Nenhum comentário: