sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Povos indígenas do semiárido brasileiro são tema de mesa-redonda

Da assessoria de comunicação do Instituto Nacional do Semiárido
No dia oito de Fevereiro de 2013, a partir das 14h, o programa Semiárido em Foco promove uma mesa-redonda para debater o tema “Povos indígenas do Semiárido brasileiro”, tendo como palestrantes convidados os professores Juciene Ricarte Apolinário (UFCG) e Edson Hely da Silva (UFPE). A mesa será no Instituto Nacional do Semiárido, em Campina Grande (PB).
O objetivo da palestra é abordar os povos indígenas como sujeitos históricos fundamentais na construção das bases e na consolidação do projeto colonial português para os espaços atualmente denominados de Semiárido. O foco do debate será a história das relações socioambientais dos povos Tarairiú e Kariri na então Capitania Real da Paraíba, entre os séculos XVII e XVIII, e dos povos Xukuru do Ororubá, no Agreste pernambucano (municípios de Pesqueira e Poção), a partir de reflexões em torno das atuais condições de vida destes grupos étnicos.
Na ocasião, serão apresentados resultados de pesquisas realizadas na Paraíba e em Pernambuco. Neste último, encontram-se diversas referências documentais sobre os impactos, as mudanças e os conflitos nas relações socioambientais ocorridas ao longo dos anos pelas diferentes formas de ocupação das terras indígenas por fazendeiros, senhores de engenhos e empreendimentos agroindustriais; já na Paraíba, os documentos europeus analisados contam sobre a diversidade de práticas, costumes, hábitos, comportamentos e modos de vida dos grupos étnicos denominados de Tapuia, em sua constante relação com a natureza.
Entender a história de vida dos povos indígenas do Semiárido da Paraíba e de Pernambuco possibilita repensar a importância destes povos no processo de desenvolvimento social, econômico e cultural do Semiárido brasileiro, além de valorizar suas ações e iniciativas para subsidiar a formulação de políticas públicas que garantam o acesso efetivo à educação, à ciência e à tecnologia por parte destes grupos.
Fonte

Nenhum comentário: