quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Governo confirma realização dos Jogos Indígenas em abril

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), garantiu a realização, pela segunda vez consecutiva, dos Jogos Indígenas no próximo mês de abril. Tudo ficou definido no sábado (2), após uma reunião na aldeia Camurupim, localizada no município de Marcação, e contou com a participação do secretário Tibério Limeira; do cacique Sandro, representando a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, e ainda de gestores de órgãos das cidades de Rio Tinto, Baía da Traição e Marcação.

Na oportunidade, foi criada uma comissão organizadora formada por representantes da gerência técnica da Sejel, das três cidades envolvidas e ainda um cacique responsável pelas aldeias. O período dos jogos será definido numa reunião da comissão, que acontecerá depois do carnaval. “O Governo do Estado realizará mais uma vez os Jogos Indígenas para mostrar o quanto se preocupa com todos os segmentos da sociedade. Ano passado foi um sucesso e nesta edição esperamos que aumente o número de participantes”, disse o professor José Hugo, um dos coordenadores dos Jogos.

Para o secretário Tibério Limeira, os Jogos Indígenas movimentam os segmentos esportivo, social, da diversidade humana e ainda o turismo. “O evento não se limita apenas a área esportiva, pois mexe com inúmeros fatores, como a interação entre as aldeias, e também a parte social, da saúde, turismo e ainda diversidade humana. O Governo do Estado mostra que está levando o esporte ao povo com mais uma realização desses Jogos e ainda no mês que se comemora o dia do índio”, frisou.

Em 2012, mais de 300 índios de 30 aldeias competiram nas modalidades de arco e flecha, corrida da tora, futebol de campo, arremesso de lança, canoagem, maratona e cabo de guerra.

Pb.gov

Nenhum comentário: