quinta-feira, 1 de abril de 2010

Colapso na Saúde Indígena

Paciente indígenas demonstram-se muito descontentes pela falta de agilidade no atendimento feito pela FUNASA (Fundação nacional da saúde) e SUS (Sistema único de saúde). Segundo um dos Usuário da saúde indígena de 46 anos da etnia Guarani Nhandeva/ Aruak Terena que não quis ser identificado temendo perseguições, relatou que foi encaminhado para ser atendido pelo SUS para fazer um exame urgente de endoscopia, o exame foi encaminhado, passando um ano e foi atendido

“se fosse para depender deste enxame já tinha morrido, mas graças a Deus estou vivo” relata.

Outro caso é de “Tomografia” que o usuário fez em Novembro de 2009 e até esta data nenhuma consulta foi marcada.

Segundo a mãe do adolescente de 18 anos que após ser agredido na cabeça e ter ficado inválido e necessita constantemente de medicamentos.

A FUNASA que é a responsável pelo agendamento, até esta data nada foi agendado

meu filho precisa desta consulta com o doutor , ele me pediu a tomografia e agora está feito e

a seis mês não consigo ser atendida” salienta esta mãe.

Por outro lado a grande responsável pela saúde indígena e que portanto deve levar a comunidade indígena atendimento de qualidade, tem falhado em cumprir o seu papel. Assim inúmeras pessoas encontram-se descontentes e com quadros de doença agravada pela inoperância e lentidão deste atendimento.


A FUNASA deveria ter um atuação integral aos povos indígenas , desde consulta até exames e não deixar os pacientes esperando anos, como vimos nos relatos acima. Isso sim seria o ideal e traria bem estar aos povos indígenas.


Nilcimar Morales
Integrante AJI

Nenhum comentário: