segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Acaba impasse na Funai-Dourados: Sai Margarida, entra Arlete


Acaba o impasse pela disputa do comando da administração regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados. A atual administradora Margarida Nicoletti deixará o cargo na próxima semana e em seu lugar entra a bióloga Arlete Pereira, de Dourados.
A informação foi dada pelo deputado federal Vander Loubet (PT), que está intermediando as negociações para acabar com a disputa pela administração regional que tem jurisdição em todos os municípios da região sul do Estado, a partir de Dourados.

Na tarde desta quarta-feira, o parlamentar esteve reunido em Brasília com o presidente da Funai, Márcio Meira, quando ficou decidida a transição na administração regional. Participaram do encontro, que aconteceu no gabinete de Vander, o vereador Dirceu Longhi e Arlete Pereira de Souza.

Loubet disse que Arlete ainda não foi nomeada para o cargo por causa de impasse com o grupo político que apoia a permanência de Margarida no cargo. O deputado disse que tão logo seja resolvido o que ele chama de “problema paroquial”, Arlete assumirá o órgão.

No próximo sábado, Loubet vai se reunir com o deputado estadual Pedro Kemp (PT), em Campo Grande, para aparar as arestas e compor um acordo com o grupo que apoia Margarida. Vão participar desta reunião o vereador Dirceu Longhi, Margarida e Alerte.

Conforme informou Loubet, não existe nenhum impedimento legal para a nomeação de Arlete para o cargo, nem mesmo o fato de ela ser esposa do vereador Dirceu Longhi.

A posse de Arlete na Funai atende às reivindicações de um grupo de lideranças indígenas das aldeias de Dourados e da região Sul do Estado. Estas lideranças montaram há mais de vinte dias um acampamento com cerca de trezentos índios na Praça do Cinquentenário em frente à sede da Funai em Dourados para protestar contra a permanência de Margarida no cargo.

Com o fim do impasse os índios deverão desmontar as barracas do acampamento e voltar para suas aldeias de origem já que Arlete conta com o apoio das lideranças rebeladas. Por causa do movimento “Fora Margarida” realizado pelos índios uma viatura da Polícia Federal foi deslocada até a sede da administração regional da Funai para garantir a seguranças dos funcionários da fundação.

INDICAÇÃO DE MARGARIDA

A indicação de Arlete para assumir a administração regional da Funai foi feita pela própria Margarida Nicoletti na tarde do dia 4 de junho deste ano, durante o Aty Guassu realizado numa aldeia de Juti.

Na época, Margarida disse à imprensa que queria sair do cargo e que o pedido de demissão havia sido feito dois meses antes ao presidente da Funai, Marcio Meira. Margarida afirmou que o presidente da fundação pediu que ela desse um tempo até encontrar um sucessor para o cargo e foi neste momento que indicou Arlete depois de pesquisar nomes com a anuência dos índios.

Ao pedir demissão do cargo no primeiro semestre, Margarida alegou ao presidente da Funai motivos pessoas pois já estava há três anos a frente da fundação no que ela chamou de “cargo pesado com muitas responsabilidades”. O fato é que depois deste Aty Guassu Margarida mudou de idéia e ficou no cargo. A partir deste momento é que começaram os atritos entre elas e as lideranças indígenas que esperavam a posse de Arlete o que deverá acontecer na próxima semana depois que Vander Loubet e Pedro Kemp “acenderem o cachimbo da paz” durante a reunião de sábado”.

Com o acordo Margarida que é funcionária federal de carreira será remanejada para o cargo de assistente social enquanto que os demais ocupantes de cargos de comissão na Funai serão “acomodados” conforme entendimento dos políticos petistas que estão intermediando o impasse no órgão.

Nenhum comentário: