quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008






ALCOOLISMO NA ALDEIA DE DOURADOS

O alcoolismo é um dos grandes problema da aldeia de Dourados, é um dos grandes problemas de saúde indígena. Um problema que desestrutura as famílias indígenas, pois geralmente costuma se esquecer que o álcool é uma droga que causa efeitos físicos e psicológicos sobre o individuo .
Os indígenas em geral tem acesso fácil a compra de bebida alcoólica , pois a cidade e aldeia estão muito próximas e facilita ainda mais a entrada de bebidas alcoólicas na aldeia , e sendo assim há muitos alcoólatras na aldeia , e há comércio de bebidas alcoólicas na própia aldeia . A segurança da aldeia Francisco Horta Barbosa – Dourados –MS tem sido muito precária . A FUNAI (fundação nacional do índio ) mantem apenas quatro seguranças na aldeia de Dourados , e este não dão conta em uma aldeia de aproximadamente 15 mil índios . O alcoolismo segundo relato da FUNASA (fundação nacional de saúde ) pois os pais abandonas seus filhos onde na maioria dos casos são pequenos e levam a desnutrição . Em 2007 segundo dados da FUNASA houve três mortes relacionados a desnutrição em Dourados e todos os integrantes da família são usuários crônicos de álcool .
O alcoolismo tem levado as familias a muitos casos sérios , muitos bebês que nascem desnutridos é por a mãe ser alcoólatra , segundo as lideranças da aldeia muitas pessoas que são dependentes do álcool quando não tem dinheiro para comprar acabam trocando mercadoria por bebidas , e alguns casos de gravidez na adolescência tem sido conseqüência do alcoolismo . Em muitos casos de adolescentes que sai de casa é por a família ser alcoólatra , ou se envolvem com a bebida ou vão trabalhar nas usinas .
Uma das causas dos suicídios , homicídios e a violência infelizmente tem sido o álcool , e a imprensa tem colaborado com esta visão , mas não é bem essa a realidade , pois o abandono da nossa aldeia é muito grande !!!!!!!!!!!!


JAQUELINE G.P
18 ANOS
KAIOWÁ

Nenhum comentário: