terça-feira, 9 de junho de 2015

Os povos indígenas ou o capitalismo selvagem e indígena



Diz Leonardo Boff, escritor, teólogo e pensador brasileiro: "A demolição teórico do capitalismo como modo de produção, começou com Karl Marx e cresceu ao longo do século XX, com o surgimento do socialismo". Enquanto isso, a acumulação desenfreada de riqueza continua, com o uso e abuso de forças produtivas controlados-de mudanças tecnológicas que são cultivadas em produtividade- por uma percentagem inferior a 1% da humanidade, que se originam do Eles exploram a sua vantagem; enquanto causando escuridão para aqueles que sofrem os altos custos desse conforto: a desigualdade social, a pobreza ea miséria crescente, quase dois terços da população global. (1)
Uma parte vital de vida afetada em cidades e comunidades indígenas ou nativas. São aqueles que, com suas visões de mundo e força que lhes dá o ser beneficiários legítimos dos territórios habitados -de onde construíram milênios atrás culturas prodigiosas cujos vestígios surpreender os visitantes; esses povos em enfrentar as pressões externas e o "amor" de muitos de seus líderes, a diferentes modos de vida, manter a identidade de vastas regiões. A sobreviventes devastada pelo gênio do mal de corporações transnacionais, cuja irracional exploração dos recursos, realizar o serviço de interesses globais, dando uma conotação de desastre ecológico, a injustiça social, crescendo sem freio real.
Ali, no silêncio ou a cumplicidade dos governos, que atendam aos interesses imperiales- completa aniquilação é acentuado habitats, destruindo os recursos naturais, com resultados catastróficos que são encenadas todos os dias, durante as manifestações que chamou eufemisticamente "alterações climáticas", travado há várias direções do globo através de: terremotos, tornados, terremotos, tsunamis, ciclones, tufões, furacões, inundações, retirada de chuvas, secas, redemoinhos, tempestades de poeira e fora de tempo-que-normalmente Eles estão levando a uma crise generalizada de habitats, perturbando as condições naturais para a produção agrícola, habitação e outros requisitos para a vida na Terra.
Em resposta, os povos indígenas foram organizados. Veja antes, um pouco sobre quem são essas pessoas, que eram grandes culturas e que são chamados índios e outras sutilezas, destinados a mantê-los no fundo, contra aqueles que invadiram seus territórios, em muitos lugares sangue e fogo - a partir de Columbus, no nosso caso, que "invadiu" America do Caribe, financiado pelos banqueiros judeus de Toledo com a presunção de estar na Índia, pronto para saquear suas pedras riqueza de ouro e preciosas que era conhecido na Europa , existia naquelas terras distantes.
Esta enorme território foi invadido pela frota britânica depois, para agir em dois séculos (décima oitavo ao vigésimo) como conquistadores e saquear suas riquezas naturais. Cerca de 4 milhões de km2 original, e mais de 400 milhões de hindus, o poder colonial exercido Grã-Bretanha, através da Companhia das Índias Orientais, eo comando direto da Coroa Britânica de 1935 até um hindu (Mahatma Gandhi) nacionalista, bravo, Inglês erudito, culto e artes criativas idiossincrasias da política, e J. Nehru, apoiado pelo Congresso Nacional Indiano ou Partido do Congresso, e como líder político-religioso em primeiro lugar, com o apoio do movimento de resistência, conseguem tirar o Império Britânico (14 de agosto de 1947), mas não antes de sofrer a balcanização do território indiano, primeiro a dois, a Índia eo Paquistão e, em seguida, a criação de Bangladesh. A parte inferior das subdivisões foi o conflito religioso entre muçulmanos e índios. (2)
Portanto, nestas circunstâncias surgir o apelido de "índio", com o qual fui designado? na Europa, os habitantes originais da América: "Indiani" para os italianos, "indiens" voz francês; "Índio" em Inglês. Ele lembra Jorge Ferna? Ndez Chiti, estudante argentino de estas questões no "Manual de índios sul-americanos", publicado desde 1946 pela prestigiada Smithsonian Institution, ele ainda está usando esse apelido. Para esclarecer: "a semiótica da década foi diferente: havia ainda o impacto da" "absolutista, originado a partir de 1970 até o presente reinante" desconstrução cultural. Daí os "povos indígenas nativos"; "Os povos indígenas"; o mais repetido em Current Anthropology em Inglês, traduzido como "nativo", "índio" aborígene "," indígena "com uma carga negativa está em declínio, mas não pode esquecer o genocídio e destruição por justaposição da cultura indígena nativo ou original, com invasiva: Espanhol, Inglês, Francês, Holandês, de acordo com lugar e época.
"Essa ambigüidade designativo foi" inventada "em os EUA por especialistas em semiótica de mídia, com a finalidade perversa de subtrair a palavra" indígena ", todo o seu peso rebelde e vingativo alcançado ao longo de séculos de discriminação, segregação, chicotes, exploração e escravidão indígena ". (3)
Daí a tese da integração indígena, que a maior parte do século XX, conseguiu sair de sua "prostração" através da educação, a aprendizagem da língua cheia de seus conquistadores, que tinha sido - se a negar a sua obtê-los longe de sua identidade e auto-determinação. Eles não estavam satisfeitos em privá-los de suas terras e saquear suas riquezas; -a língua para encurralar seus homens santos que vieram com a conquista foram dedicados a queimar manuscritos de todos os tipos de culturas antigas, alegando-los longe de sua religião, que ainda preservada em templos católicos, finalmente, para acabar com a sua cultura e sobrecarregar seus recursos naturais.
O esforço hoje é impor mídia, tecnologia começou, modos de ser e de pensar além de sua idiossincrasia. Além de tomar ao longo de todo o território, eles partiram para minar o seu povo -no 150 anos eliminou 90% da população indígena na América para dar-lhes "o poder da fé." Espiritualidade e ética indígena eram muito mais elevados e puros, mais desapegado de tudo material que Europeia. O índio não podia saber como mentir, afirmando Bartolomé de las Casas, Montesinos e outros. Disse de las Casas: índios não mentem na natureza. Quando os índios mentir para o espanhol, este não é porque eles são naturalmente mentirosos, mas porque "simplesmente mentir e fingir que pode agradar os espanhóis, aplacar sua fúria contínua e implacável e escapar mil angústia, dor e maus-tratos" (Las Casas , 1559, III, V, CXLV, pp. 114-116). Vale a pena ler extenso trabalho inscrito no link, que de las Casas alegou indígena e coloca no lugar dos conquistadores. (4)
Nós dissemos que os povos indígenas são organizados. Eles insistem em manter pelo menos o que resta deles território, recursos, autonomia. Outros mais combativo ou motivos políticos manejándose poder nacionalista (Bolívia, Nicarágua, Equador e outros) estão a ganhar posições dentro governos, mas a reação ou considerada ter escapado de seu ambiente, esquecendo seus irmãos indianos, mas ser seus porta-vozes ao poder.
Foi a esquerda latino-americana, no final do século XX, que fez reformas para o sistema político do seu país, buscando uma maior participação de grupos sociais organizados, entre eles os indígenas, que foram excluídos da avaliação e ser na tomada para o cuidado dos recursos natural, definir as modalidades da sua utilização para melhorar a distribuição da riqueza, visando erradicar a miséria ea pobreza.
O turn deu a esquerda em vários países, representa um novo estágio de sua evolução, o aumento de sua força dentro de seus países, sabendo que cumprir suas metas irá levá-lo para atender, por parte do governo, os cenários delicados que acabar com a prática da política, durante as décadas de intervenção descontrolada das instituições financeiras multilaterais (FMI, Banco Mundial e do BID no nosso caso) e deixar o fardo de: dívida externa; globalização da economia; destruição da capacidade dos governos nacionais de gestão; pressão interna dos capitalistas e empresários apoiados pelos governos, organizações e outras desnacionalizadoras e forças protetoras do infame status quo existente; fraca coesão social e condicionamento de suas interpretações do processo político e da vida, pelos meios de comunicação a serviço do poder global; e estruturas legais internacionais, que limitam e desviam as capacidades nacionais para decisão.
Conflito enorme e gigantesca estão enfrentando esses grupos na luta pelo resgate da tomada de decisão em seus países. Em cada etapa os grupos indígenas organizados são, por vezes em contradição com as interpretações da realidade deste novo, capaz de enfrentar as forças produtivas deixaram, que são destrutivas hoje. Apenas interessados ​​em riqueza transformado em dinheiro. Francis Papa em sua Exortação Apostólica sobre a Ecologia preciso "no capitalismo o patrão não é mais o homem, mas o dinheiro e dinheiro vivo. A motivação é o lucro ... Um sistema econômico centrado no dinheiro deus saquear a natureza precisa manter o ritmo frenético do consumo que é inerente. " Este é o cenário enfrentado pelos povos indígenas. Indigenismo cresce como uma força real e em alguns países mostra muscular, com resultados positivos. (5) (continuação)

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