quarta-feira, 28 de maio de 2014

Após resposta, indígenas encerram protestos e desocupam 5ª URE


Após passarem a segunda-feira (26) e a manhã desta terça-feira (27) acampados na sede da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE), em Santarém, oeste do Pará, lideranças indígenas e professores do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) encerraram os protestos e desocuparam a unidade por volta de 13h. Segundo as lideranças, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) deu resposta favorável as reivindicações.
A manifestação tinha como objetivo pressionar o órgão de educação para recontratar o coordenador do Some indígena, Gedeão Monteiro, demitido no mês de abril. Além de Monteiro, uma servente também foi readmitida.

Na segunda, o prédio da 5ª URE ficou trancado durante todo o dia. Os funcionários foram liberados e os atendimentos paralisados. O Grupo Tático Operacional (GTO) esteve no local para evitar tumultos, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil - subseção Santarém – que auxiliou nas negociações.
De acordo com as lideranças, a falta de um coordenador no Sistema Modular impediu que educadores fossem enviados às aldeias para ministrar aulas para os indígenas. Ao todo, são 32 professores que trabalham nas regiões de Oriximiná, Belterra, Santarém, Jacareacanga, Novo Progresso e Itaituba. As aulas devem ser retomadas assim que os educadores forem enviados as cidades.
FOnte

Nenhum comentário: